![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/20240619_00_livro_do_merito_a_honra_esalq.jpg)
.
Prêmios, homenagens e indicações que preservam a história e excelência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, são assuntos do livro Do Mérito à Honra, produção da Divisão de Comunicação da instituição em comemoração dos 123 anos da Esalq e dos 90 anos da USP. No evento comemorativo, os homenageados e público presentes receberam um exemplar impresso desta primeira edição, um recorte de acontecimentos nobres ocorridos no último ano, incluindo destaques acadêmicos, científicos e institucionais. O livro está disponível gratuitamente neste link.
“Pessoas vencedoras são aquelas que traçam suas metas, assumem riscos e buscam seus sonhos! Conquistar algo não é apenas alcançar um objetivo. É percorrer uma jornada evidenciada por aprendizados e desafios que envolvem esforço, dedicação e persistência. Numa instituição de nível superior, não são poucos aqueles que estudam e se dedicam às pesquisas ou trabalhos correlatos, acreditando que carregam dentro de si uma mente distinta e pronta para explorar horizontes e projetar resultados”, destaca um trecho da apresentação do livro.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/20240619_livro_do_merito_a_honra_esalq_pags.jpg)
.
Para a produção da obra, os jornalistas responsáveis pela divulgação oficial da Esalq reuniram textos que foram anteriormente encaminhados à imprensa, publicados no site, no boletim informativo e nas mídias sociais da instituição. Na publicação constam tanto alunos de graduação e de pós-graduação quanto docentes, que se destacaram durante a vida acadêmica e científica. “Ao completar 123 anos, a Escola prestigia esalqueanos que elevam essa instituição ao nível de excelência lançando o livro Do Mérito à Honra. São acontecimentos que envolvem premiações que impulsionam o aperfeiçoamento dos estudos e que promovem indicações para assumir cargos nos cenários científico, acadêmico e na gestão política, econômica e corporativa”, explicam os organizadores do livro.
A publicação ainda revela que a partir desta edição de lançamento, que também celebra os 90 anos USP, pretende-se reunir anualmente os esalqueanos que foram reverenciados em suas trajetórias para homenageá-los durante as comemorações de aniversário da Esalq. E também sugere que aqueles que sejam premiados por seus méritos encaminhem os resultados para a Divisão de Comunicação da Esalq, “a fim de que, a cada ano, esses perfis sejam estampados para corroborar a nossa história”.
.
*Texto adaptado de Alicia Nascimento Aguiar, da Divisão de Comunicação da Esalq-USP