Hospital da USP promove campanha de arrecadação de livros infantis para crianças internadas

A campanha faz parte das atividades pelo aniversário de 42 anos do HU e das ações em busca de um atendimento mais humanizado; caixas estarão disponíveis no hospital para recebimento dos livros

08/08/2023 - Publicado há 11 meses
Fachada do Hospital Universitário da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O Serviço de Humanização e a Superintendência do Hospital Universitário (HU) da USP, localizado no campus do bairro do Butantã, em São Paulo, lançaram nesta segunda, dia 7 de agosto, a campanha Todo Livro Merece Uma Criança para arrecadação de livros infantis destinados a crianças internadas no hospital e outras instituições que recebem pacientes dessa faixa etária.

Para participar, basta entregar os livros nas caixas que estão sinalizadas com o tema da campanha distribuídas pelo hospital, que fica na Avenida Professor Lineu Prestes 2.565, na Cidade Universitária.

A campanha faz parte das atividades pelo aniversário de 42 anos do HU e das ações em busca de um atendimento mais humanizado no hospital. Referência no ensino da saúde, o HU é considerado uma unidade de média complexidade e está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com o atendimento realizado de forma gratuita para a população.

Todos os anos o hospital recebe cerca de 2,5 mil alunos e tem uma produção de 400 pesquisas. Nos anos de 2020 e 2021, o Programa de Extensão de Serviços à Comunidade SUS-Butantã registrou mais de 1 milhão de exames complementares, quase 137 mil consultas, cerca de 14 mil internações, 5.336 cirurgias e mais de 4.300 partos.

Brinquedoteca do HU – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Muitas das disciplinas de práticas clínicas e cirúrgicas de estudantes da Universidade são realizadas no hospital, incluindo estudantes de diferentes unidades de ensino como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Ciências Farmacêuticas e Serviço Social.

“O HU tem uma função social importante para a formação de quadros profissionais. Somos o hospital que realmente implantou o conceito de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, mantendo uma inter-relação acadêmica com outras unidades da USP. Essa inter-relação é fundamental para perpetuar a ideia de um hospital vinculado não só ao ensino e à pesquisa, mas principalmente à atenção à vida e ao atendimento humanizado”, afirmou o superintendente do HU, José Pinhata Otoch, por ocasião das comemorações dos 41 anos do hospital.

Saiba mais sobre a história do HU clicando no player abaixo:

Saiba mais sobre o HU no site www.hu.usp.br.