Guia de Carreiras orienta sobre cursos disponíveis para vestibulandos na Fuvest 2024

Publicação é um dos quatro guias temáticos que compõem o Manual do Candidato ao vestibular para ingresso na USP

10/08/2023 - Publicado há 12 meses
Guia de Carreiras ajuda candidatos ao vestibular da USP – Foto: Divulgação/Fuvest

.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela prova que seleciona os estudantes para ingresso nos cursos da USP, disponibilizou na internet o Guia de Carreiras. A publicação é um dos quatro guias temáticos que compõe o novo Manual do Candidato para o concurso vestibular 2024 e está disponível neste link.

Os guias estão divididos de acordo com as necessidades de cada momento do candidato no concurso, do vestibular até a matrícula. O próximo será o Guia de Jornada, que mostra as etapas da inscrição no vestibular até a matrícula na USP, e será lançado na segunda-feira, dia 14 de agosto.

O Guia de Provas, que será disponibilizado no dia 16 de agosto, apresenta as informações sobre as provas da primeira e da segunda fase do vestibular, bem como da prova de competências específicas para as carreiras de Música, Artes Cênicas e Artes visuais.

+ Mais

Conselho Universitário aprova tabela de vagas para o vestibular de 2024

O Guia de Inclusão e Acessibilidade trata de inclusão social e de condições específicas para a execução da prova do vestibular. Este foi o primeiro guia da série e foi disponibilizado no último mês de maio.

A Fuvest também publicou a resolução completa e a tabela de vagas do concurso vestibular 2024 neste link.

Vagas oferecidas

Além da Fuvest, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado. Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para EP/PPI.

Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

O Provão Paulista é uma forma de avaliação seriada, que será aplicada pela Secretaria Estadual de Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Para conferir o Guia de Carreiras da Fuvest 2024 clique aqui.