.
O campus da USP em São Paulo conta com um novo espaço focado em empreendedorismo. Inaugurada no dia 20 de março, a Arena Santander fica na chamada Praça dos Bancos e deverá sediar eventos e discussões na área.
A estrutura consiste de um auditório em formato de arena, com capacidade para até 60 pessoas, e salas para recepção e apoio, além da infraestrutura tecnológica necessária para apresentações, palestras e debates. A curadoria dos eventos ficará a cargo da Agência USP de Inovação.
A inauguração do espaço contou com palestra do ex-aluno da Escola Politécnica (Poli) da USP, Romero Rodrigues. O egresso é um dos fundadores da empresa Buscapé e sócio de capital de risco da Redpoint Eventures.
O modelo de arena instalado na USP é considerado inovador e deverá ser levado a agências dentro de outras instituições, conta o diretor do Santander Universidades, Ronaldo Rondinelli.
Para o reitor da USP, a Arena foi inaugurada bem quando a formação acadêmica passa por transformações. “Temos de abandonar a visão passiva da formação, em que o aluno apenas recebe as informações. Agora, o estudante tem posicionamento e atuação. Se a Universidade não entender isso e não mudar sua abordagem, não está formando as lideranças que o Brasil precisa”, destacou o reitor ao comentar sobre a necessidade de a comunidade acadêmica estabelecer um diálogo permanente e produtivo com todos os setores da sociedade.
A professora Luciane Meneguin Ortega, vice-coordenadora da Agência USP de Inovação, lembra que a parceria com o Santander já tem mais de 25 anos e afirma que esta nova iniciativa vem fortalecer ainda mais as diversas ações voltadas à inovação e empreendedorismo na Universidade. “Esperamos que os docentes, alunos e funcionários possam aproveitar este espaço como uma forma de aprendizado extra sala de aula, através da vivência em um ambiente que seja capaz de unir interdisciplinaridade, integração e boas ideias”, afirmou.
Com informações da Agência USP de Inovação e da Assessoria de Imprensa da USP