Seminário vai discutir papel da engenharia na solução de problemas planetários

Evento realizado na Escola Politécnica da USP na próxima quinta, dia 27 de outubro, às 10 horas, terá transmissão on-line pelo Youtube

24/10/2022 - Publicado há 2 anos
Evento vai destacar importância da engenharia na saúde planetária – Foto: Freepik

.
Para debater o papel da engenharia em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a solução de problemas planetários, a Escola Politécnica (Poli) da USP vai sediar no dia 27 de outubro, entre 10 e 12 horas, o seminário Saúde Planetária na Engenharia e na Poli. O evento vai acontecer de forma presencial no primeiro andar do prédio da administração da Poli e será transmitido pelo canal da Poli no YouTube neste link. Para participar presencialmente é necessário fazer a inscrição pelo formulário on-line.

O objetivo do evento é divulgar, para a comunidade politécnica e da engenharia em geral, o grupo Saúde Planetária na Engenharia, trazendo exemplos da importância da engenharia nesta área e fazendo o lançamento de um vídeo institucional. Alguns dos temas em debate serão o que é saúde planetária e a importância da engenharia para esta discussão, além de exemplos de ações já realizadas. O professor da Poli e coordenador do projeto, Antonio Mauro Saraiva, destaca a urgência de se atuar para salvaguardar os sistemas naturais da Terra pensando em nossa saúde e sobrevivência.

O Grupo Saúde Planetária na Engenharia foi formado no início do ano e estabeleceu como ponto de partida o trabalho em assuntos relacionados à cidade, energia e economia circular. Entre os desafios dos engenheiros para a solução de problemas planetários estão a reciclagem de resíduos e reutilização como fonte de energia alternativa no âmbito urbano, a inserção econômica de iniciativas ambientais, a aplicação de inteligência artificial e a implementação de políticas públicas.

+ Mais

Grupo da USP quer formar engenheiros comprometidos com a saúde planetária

O evento é promovido pelo Projeto Saúde Planetária na Poli, patrocinado pelo Amigos da Poli e pelo Saúde Planetária Brasil, hospedado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Para conferir ao vivo, no dia 27 de outubro, o seminário Saúde Planetária na Engenharia e na Poli clique aqui.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da Poli