.
Para debater o papel da engenharia em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a solução de problemas planetários, a Escola Politécnica (Poli) da USP vai sediar no dia 27 de outubro, entre 10 e 12 horas, o seminário Saúde Planetária na Engenharia e na Poli. O evento vai acontecer de forma presencial no primeiro andar do prédio da administração da Poli e será transmitido pelo canal da Poli no YouTube neste link. Para participar presencialmente é necessário fazer a inscrição pelo formulário on-line.
O objetivo do evento é divulgar, para a comunidade politécnica e da engenharia em geral, o grupo Saúde Planetária na Engenharia, trazendo exemplos da importância da engenharia nesta área e fazendo o lançamento de um vídeo institucional. Alguns dos temas em debate serão o que é saúde planetária e a importância da engenharia para esta discussão, além de exemplos de ações já realizadas. O professor da Poli e coordenador do projeto, Antonio Mauro Saraiva, destaca a urgência de se atuar para salvaguardar os sistemas naturais da Terra pensando em nossa saúde e sobrevivência.
O Grupo Saúde Planetária na Engenharia foi formado no início do ano e estabeleceu como ponto de partida o trabalho em assuntos relacionados à cidade, energia e economia circular. Entre os desafios dos engenheiros para a solução de problemas planetários estão a reciclagem de resíduos e reutilização como fonte de energia alternativa no âmbito urbano, a inserção econômica de iniciativas ambientais, a aplicação de inteligência artificial e a implementação de políticas públicas.
O evento é promovido pelo Projeto Saúde Planetária na Poli, patrocinado pelo Amigos da Poli e pelo Saúde Planetária Brasil, hospedado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
Para conferir ao vivo, no dia 27 de outubro, o seminário Saúde Planetária na Engenharia e na Poli clique aqui.
.
Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da Poli