Como é estar dentro de um navio em um mar agitado? Descubra na USP

Dia 24 de agosto, a Poli abre seus laboratórios ao público; atividades celebram os 126 anos da unidade, localizada na capital paulista

21/08/2019 - Publicado há 5 anos
Painel do Tanque de Provas Numérico, laboratório de pesquisas e testes para o estudo dos sistemas marítimos e offshore – navios-plataformas e barcos de suporte – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

No dia 24 de agosto, a Escola Politécnica (Poli) da USP promove a segunda edição do Encontro de Gerações, evento de confraternização de engenheiros formados na unidade, alunos, professores e funcionários. Mas não são só os engenheiros que podem aproveitar as comemorações – a escola também abrirá os seus laboratórios ao público.

Os espaços que farão parte da visita incluem o Tanque de Provas Numérico (TPN), a Caverna Digital, o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI), o Inovalab e a sala Ocean.

No TPN, por exemplo, o público pode ter a experiência de estar a bordo de um navio-tanque. Segundo o professor da Poli Eduardo Aoun Tannuri, o TPN é uma referência mundial na área de simulação e testes de navios e plataformas oceânicas. “O visitante poderá embarcar em um navio-tanque de grandes dimensões operando em mar agitado, num simulador de realidade virtual que contém todos os equipamentos de um navio real e um complexo sistema de visualização que permite a total imersão. Além disso, em outro simulador, poderá navegar nas águas da Baía da Guanabara ou do Porto de Santos, que são representados de forma exata, utilizado pela Marinha do Brasil, comandantes e práticos para testar a segurança das operações nesses portos.”

Na Caverna Digital, visitantes poderão entender como a realidade aumentada pode auxiliar no processo de tomada de decisões em engenharia. Com o formato de um cubo, o simulador recria, por meio de um aglomerado de computadores, ambientes realísticos por meio de projeções tridimensionais e estímulos auditivos e táteis.

O encontro é promovido pela Poli em conjunto com a Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP). Além das visitas monitoradas aos laboratórios, os participantes também poderão visitar os estandes sobre projetos que vão da criação de aeromodelos a ações focadas no impacto social. No dia, haverá uma lanchonete aberta e food truck.

O evento é gratuito e, para participar, basta fazer a inscrição pelo site, selecionando o horário desejado. As visitas acontecem no sábado, dia 24 de agosto, das 10 às 16 horas, e terão início no Prédio do Biênio da Poli, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 530, em São Paulo-SP.

Mais informações: e-mail comunicacao.poli@usp.br