Evento gratuito debate as contribuições da ciência da informação na era digital

O VIII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação acontecerá no dia 23 de agosto, a partir das 14 horas, em formato on-line

 19/08/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: 123RF

 

No âmbito do VIII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – TOI, ocorrerá, no dia 23 de agosto, a partir das 14 horas, a sétima edição do Simpósio de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, iniciativa do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação na Era Digital (Omtid CNPq), em colaboração com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP Brasil). O evento é gratuito e será transmitido on-line pelo canal do Youtube do TOI.

Com a temática Ciência de Dados e Ciência Aberta: Contribuições da Ciência da Informação, o congresso busca debater com especialistas, pesquisadores, empresas e profissionais, as contribuições da ciência da informação frente aos desafios da atuação dos profissionais de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva no contexto do Data-Driven – conceito estratégico baseado em análise e interpretação de dados – e das novas tecnologias digitais. A conferência de abertura será proferida pelo professor Francisco Carlos Paletta (ECA) e por Fernando Fukunaga (SBPC).

Ainda serão discutidos os seguintes assuntos: Configuração da Atividade de Inteligência nas Organizações e Atuação dos Profissionais, e Os Desafios dos Profissionais de Gestão do Conhecimento no Mundo de Trabalho 4.0. O primeiro painel debate os desafios da atividade de inteligência, as necessidades para a atualização profissional e o perfil atual e o projetado para o profissional do futuro, a partir dos resultados de uma pesquisa com os profissionais que exercem a atividade de inteligência nas organizações, e as contribuições de um consultor e acadêmico, especialista internacional no tema.

Já o segundo apresenta os desafios das novas formas de trabalho, que estão sendo chamadas de “Trabalho 4.0”, caracterizado pelo uso de dispositivos smart e análise de dados em tempo real, que contribuem para a eficaz realização do trabalho, e que tem exigido cada vez mais a inclusão de um plano de ação para a criação da cultura Data-Driven, adoção de tecnologias digitais para buscar soluções com o uso do Big Data e Inteligência artificial e assim criar inovações, ideias, insights, e sobreviver no mundo digital.

Desafios da era digital

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão, otimização de processo e tomada de decisão, além de focar nas demandas por busca, acesso, recuperação, apropriação e uso da informação na era digital. A gestão e o suporte desses ambientes heterogêneos e complexos, repletos de recursos e dispositivos computacionais, comprovadamente têm se revelado de gestão complexa e fortemente impactados pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial. Assim, torna-se relevante avaliar a complexidade e os principais desafios da era digital impostos aos processos de organização e gestão da informação e do conhecimento, e aos profissionais da informação.

Em sua oitava edição, o TOI consolida-se como um fórum permanente na USP em promover e estabelecer instrumentos para a reflexão e compreensão de temas induzidos pela rápida transformação tecnológica no ambiente digital e as novas formas de busca, acesso, organização, apropriação, uso e preservação da informação na era digital. Seu principal objetivo é  promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Metadados e AI, Internet das Coisas (IoT), Cultura Digital e Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

 O VIII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – VII Simpósio de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva será realizado no dia 23 de agosto, das 14 às 17 horas, no canal do Youtube. Gratuito, com inscrições on-line. Mais informações neste link.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.