
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP precisam de voluntários para participar do estudo Influência do adaptador de colchão antirrefluxo em pacientes adultos portadores da doença do refluxo gastroesofágico.
Os adultos, homens e mulheres, entre 20 e 60 anos, devem apresentar a doença do refluxo gastroesofágico (azia, queimação, regurgitação – líquido do estômago volta em direção à boca) com sintoma de refluxo noturno, quando o paciente deita-se para dormir.
Os voluntários podem também ter os sintomas durante o dia, mas para a pesquisa, que é feita à noite, quando estiverem deitados, precisam apresentar “sintomas com intensidade elevada, fazendo com que acordem, afetando qualidade do sono e de vida”, lembram os pesquisadores.
Além do refluxo noturno, precisam apresentar azia (queimação) há pelo menos um ano e resultados de endoscopia digestiva normal ou com esofagite, sem outras alterações. Não devem ter doenças neurológicas, imunológicas, neoplasias ou usar medicamentos para doenças coronarianas.
Os testes serão realizados com o voluntário internado por um período de 48 horas no Hospital das Clínicas da FMRP. Serão realizados acompanhamento e exame sem custo algum com internação ou alimentação. O transporte de ida à internação e retorno para casa ficam por conta do voluntário.
Aqueles que possuem o perfil necessário e desejam participar do estudo clínico devem entrar em contato com a pesquisadora Andréa de Oliveira Batista, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone/WhatsApp (16) 98833.1615 ou e-mail andreabatista@usp.br
Com informações da Assessoria de Comunicação do HCFMRP