Tossir, mastigar e engolir são fatores que levam à disfagia

Até o ano de 2030 cerca de 500 milhões de pessoas no mundo terão algum grau de dificuldade para engolir, diz especialista

 20/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/05/2018 as 10:34
Por

Disfagia? o nome é estranho, mas o problema é mais comum do que você imagina esse é o tema do dia Nacional da Atenção à Disfagia. Realizado no 20 de março, a data foi criada com o objetivo de auxiliar a população a reconhecer os sintomas, alertar sobre o risco para a saúde, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de disfagia.

A doença é caracterizada pela dificuldade de engolir, deglutir, alimentos ou líquidos. A professora Lilian Ricz, coordenadora do Laboratório de Investigação de Voz e da Fala, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina  de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que “entre suas principais características estão: tosse frequente durante ou após comer e beber; engasgos; sensação de alimento parado na garganta; dificuldade ou lentidão durante a alimentação, entre outros”.

A professora alerta o ato de não conseguir mastigar direito, ou até mesmo de não perceber que está engolindo o alimento é perigoso “se este alimento vai parar no pulmão, ou o líquido que ingere incorretamente, pode até mesmo acabar gerando uma pneumonia. Se você estiver com problemas para engolir procure um especialista, neste caso um fonoaudiólogo ou um nutricionista”.

Ouça a entrevista no link acima.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.