Dieta hiperproteica não reduz efeitos da osteoporose na menopausa

Nas mulheres mais velhas, estas dietas podem até mesmo prejudicar microarquitetura e resistência mecânica dos ossos

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Pesquisadores da USP em Ribeirão Preto avaliaram os efeitos de dieta rica em proteínas combinada com uma atividade física de alto impacto – Foto: Wikimedia Commons

A receita para manter a saúde dos ossos, mesmo na menopausa, ainda é equilíbrio alimentar e exercícios físicos. Essa é a conclusão da equipe de pesquisadores da USP em Ribeirão Preto que avaliou os efeitos de dieta rica em proteínas combinada com uma atividade física de alto impacto. A pesquisa foi feita em ratos da espécie Wistar, mas, segundo os pesquisadores , é “de aplicabilidade clínica em humanos”.

Dietas com alto teor de proteínas vêm ganhando popularidade entre os que querem perder peso e ganhar massa magra. Ao mesmo tempo, estudos têm mostrado que combinar exercícios físicos e dietas traz benefícios na prevenção da osteoporose. Nesse sentido, pesquisas já revelaram os efeitos positivos da dieta hiperproteica na mineralização óssea em mulheres jovens. Porém, como explica Roberta Carminati Shimano, recém-doutora pelo Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, “nas mulheres mais velhas a literatura científica indica que as dietas hiperproteicas têm significado perda óssea”.

Os pesquisadores então verificaram o que acontece quando se associa alimentação com excesso de proteínas e atividade física em ratas ovariectomizadas (cujos ovários foram removidos), cessando a produção de hormônios, semelhante ao que ocorre na menopausa. “Escolhemos associar exercício físico, pois essa prática regular é amplamente reconhecida na prevenção de doenças dos ossos”.

Ainda assim, os resultados do estudo mostraram que a combinação dieta hiperproteica e exercício de alto impacto não modificou os efeitos da osteoporose. “No máximo, o exercício físico impacta na força e a dieta melhora a qualidade óssea”, afirma Roberta em sua tese. A alimentação com excesso de proteína, ou seja, a dieta hiperproteica, dizem os cientistas, foi capaz de otimizar a organização óssea, mas não de torná-los mais fortes.

Os pesquisadores ressaltam que, com a população vivendo mais, o conhecimento sobre os efeitos do envelhecimento no bem-estar torna-se cada vez mais importante.

Na menopausa, a perda na densidade mineral óssea é resultado da diminuição do estrogênio, hormônio feminino produzido no ovário – Foto: BruceBlaus/Wikimedia Commons

 

Exercício de alto impacto é valioso

Além de parte dos animais de laboratório ser  submetida à cirurgia de retirada de ovários, com efeitos semelhantes ao organismo em fase de menopausa, alguns grupos tiveram treinamento físico. O salto, atividade de alto impacto, foi escolhido por oferecer resultado “valioso” no aumento da massa óssea.

Conforme explicam os cientistas, pela intensidade e sobrecarga, o exercício de alto impacto é capaz de remodelar e otimizar a organização dos ossos que, através da atividade, “sofrem deformações, impactos ou compressões, gerando uma dureza substancial”. No estudo, confirmou-se os efeitos positivos desse treino em todos os animais, ovariectomizados ou não. Com o resultado, concluiu-se que essa atividade melhorou a organização óssea especialmente no quesito ganho de força, independentemente da deficiência do hormônio estrogênio ou da presença de osteopenia, que é a perda de densidade óssea que pode levar à osteoporose.

Para manter a saúde dos ossos mesmo na menopausa, a solução é uma alimentação equilibrada em nutrientes e os exercícios físicos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens


Apesar dos bons efeitos sobre as propriedades ósseas, o exercício físico de alto impacto não foi capaz de controlar os efeitos ruins da perda da função ovariana. Da mesma forma, a dieta rica em proteínas promove aumento da densidade mineral óssea, mas pode prejudicar suas microarquitetura e resistência mecânica.

Apesar de serem resultados experimentais, os pesquisadores garantem que, para conter os males que o envelhecimento impõe aos humanos, o melhor mesmo é manter nutrição equilibrada associada com a prática regular de exercícios físicos.

Roberta realizou seu doutorado no Laboratório de Bioengenharia da FMRP, com orientação do professor João Paulo Mardegan Issa, do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica e coordenador do Laboratório de Pesquisas Morfológicas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, onde as etapas histológicas, imunoistoquímicas e de análise microscópica foram realizadas.

Participaram da pesquisa especialistas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Os resultados foram publicados em artigo pela Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports em janeiro de 2018.

Mais informações: e-mail jpmissa@forp.usp.br, com o professor João Paulo Mardegan Issa

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