.
Seja no ensino básico ou superior, aprender física parece ser ao mesmo tempo difícil e fascinante. Para auxiliar nesse conhecimento, a próxima edição do evento Física para Todos, projeto de extensão do Instituto de Física (IF) da USP, apresenta no sábado, dia 6 de junho, às 10h30, o tema da astrofísica nuclear, buscando criar um ambiente descontraído e de fácil entendimento. A palestra será transmitida pela internet e para participar basta acessar a sala virtual, que tem número máximo de 300 participantes.
A astrofísica nuclear estuda a síntese dos elementos e sua relação com a evolução das estrelas e do universo. É um campo que engloba áreas tão variadas da física moderna como Cosmologia, Astrofísica Pura, Astronomia, Física de Partículas Elementares, Física Nuclear e Física Atômica. Entre outras coisas, procura responder questões sobre como o Sol, o sistema solar, as estrelas, as galáxias se formaram; como eles evoluem e como os elementos da tabela periódica são produzidos nas estrelas. A palestra irá explicar, por exemplo, porque elementos muito pesados como o ouro e o urânio são formados em processos explosivos de supernovas e kilonovas.
A palestra Astrofísica nuclear em novas, supernovas e kilonovas será apresentada pelo professor Valdir Guimarães, do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física.
O Física para Todos é um ciclo de palestras que pretende apresentar a ciência de maneira fácil e descontraída para estudantes do ensino médio, jovens graduandos e o público em geral. O evento ocorre todo o ano na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, mas agora é transmitido pela internet para atender às recomendações de isolamento social em função da pandemia. Para saber quais as próximas palestras basta acompanhar a página do projeto.
.
Física para Todos
Astrofísica nuclear em novas, supernovas e kilonovas
Data: 6 de junho 2020 (sábado)
Hora: às 10h30 (com abertura da sala às 9h30)
Vagas: 300
Link: sala virtual no aplicativo Zoom – https://zoom.us/j/96079816061
Página do evento: http://bit.ly/FisicaParaTodos
.
Clique aqui para saber mais sobre o Física para Todos