Explosões e tempestades: nosso Sol é mais “calmo” que suas irmãs gêmeas

Estudo aponta que estrelas da mesma classe do Sol que nos aquece na Via Láctea têm mais atividade que o irmão gêmeo delas

Um estudo com estrelas semelhantes ao nosso Sol, publicado na revista  Science, mostrou que a atividade dele é moderada em relação ao que seria mais comum nessa fase de sua vida.

Nesta edição de  Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica a que classe de estrelas nosso Sol pertence, e foi comparado neste estudo, e também os fenômenos que essa atividade inclui – e que se apresentam como as chamadas manchas solares.

Clique no player acima para ouvir.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.