No dia 29 de setembro, das 14 às 18 horas, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Arquivo Geral da USP promovem uma conferência sobre aspectos importantes da formação da Universidade, a partir de documentos que registram a contratação de intelectuais que ajudaram a fundar a instituição, como Fernand Paul Achille Braudel, Claude Lévi-Strauss, Pierre Monbeig, entre outros.
A ideia de realizar a conferência surgiu após a “redescoberta” de três livros de contratos de trabalho de 89 professores, assistentes e técnicos científicos da USP, nas décadas de 1930 e 40, os quais estavam sob a guarda da antiga Secretaria Estadual da Educação e Saúde Pública e depois foram para o Arquivo Público do Estado de São Paulo, que os digitalizou e ainda mantém sua conservação.
Foi por meio desses documentos que a vinda de professores estrangeiros e nacionais foi formalizada. Neles são observados aspectos relacionados à organização estrutural, acadêmica e filosófica da Universidade, à constituição de hierarquias, à padronização de métodos de avaliação etc.
“Esses contratos respondem a uma demanda de pesquisa que, até então, a USP não fora capaz de desenvolver em sua totalidade. Faltava-lhe o ‘documento inicial’ que estabeleceu a relação entre ela e aqueles que participaram ativamente de sua formação, os quais contribuíram para a consolidação da excelência da USP como a maior instituição de Ensino Superior do País”, descreve a equipe de Pesquisa e Difusão do Arquivo Geral da USP, como justificativa da realização do evento.
Programação
A abertura do evento terá a presença do diretor técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Marcelo Thadeu Quintanilha Martins, e da supervisora técnica de Gestão Documental do Arquivo Geral da USP, Lílian Miranda Bezerra.
A partir das 15 horas, será realizada a mesa-redonda O alvorecer da Universidade de São Paulo: memórias de ex-alunos, com a participação de dois docentes da USP: Anita Novinsky e Setembrino Petri, respectivamente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do Instituto de Geociências (IGc) da USP – ambos são professores eméritos por suas unidades. A mediação será da professora do Ensino Fundamental Neuza Guerreiro de Carvalho, que é ex-aluna do Instituto de Biociências (IB) da USP, além de trabalhar em projetos de recuperação de memórias de vida.
Às 16h40, começa a palestra Entre arquivos e memórias: a história da Universidade de São Paulo, ministrada pela professora da FFLCH Ana Maria de Almeida Camargo. Em seguida, será realizada a sessão de perguntas do público.
Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelo link. O evento será realizado no Auditório do Arquivo Público do Estado, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana, São Paulo (ao lado da estação Portuguesa-Tietê do Metrô).
Da Assessoria de Imprensa da USP
Mais informações: (11) 2089-8123 ou e-mail ag.eventos@usp.br