Condomínio de inovação na USP em Ribeirão Preto inscreve novas empresas

Empresas de caráter inovador e de base tecnológica devem passar por processo de concorrência e, se aprovadas, terão a concessão de lotes por 20 anos mediante uma taxa mensal

26/09/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Divulgação/Supera Parque

.
A proximidade com a universidade e habitats de inovação tem se tornado um diferencial competitivo para as empresas. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), existem 103 parques tecnológicos no Brasil, onde estão instaladas mais de 1.337 empresas.

Em Ribeirão Preto, médias e grandes empresas de base tecnológica têm a possibilidade de se instalar no Condomínio da Inovação do Supera Parque. Localizado no campus da USP local, o parque de tecnologia e inovação é resultado de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. O hub de inovação, que hoje abriga cerca de 80 startups, está ampliando a urbanização dos lotes, processo que faz parte da sua expansão.

A proximidade de empresas com o ambiente universitário possibilita a criação de um ecossistema de inovação e tecnologia sempre atual, conforme destaca Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico do Supera Parque. “Para as empresas, estar perto desses ambientes facilita a transferência de conhecimento e potencializa o processo de P&D [Pesquisa e Desenvolvimento]”, diz.

O Condomínio da Inovação conta com um total de 126 lotes, com tamanhos que variam de 600 m² a 4.000 m², além do Container Park, um novo centro empresarial. Os lotes são destinados às empresas que poderão instalar suas plantas de P&D&I ou produção. De acordo com Marques, uma das vantagens encontradas pelas empresas que se instalarem no local é, justamente, a proximidade com a Universidade, o que contribui para uma maior interação entre a academia e o meio empresarial, unindo empresas inovadoras a serviços técnicos e tecnológicos de forma articulada e orgânica.

Já Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, lembra que é uma ótima oportunidade para as empresas que desejam estar em uma cidade com cultura empreendedora, instituições de ensino de excelência e qualidade de vida. “As empresas instaladas podem desenvolver suas atividades de pesquisa e inovação, incluindo a produção e a comercialização de produtos, insumos e processos”, diz.

Lotes no Condomínio da Inovação do Supera Parque – Foto: Divulgação/Supera Parque

Primeiro contrato

A primeira empresa a se instalar nos lotes urbanizados do Supera Parque é a Lychnoflora, com a planta da empresa ocupando um lote de 1 mil m². “É um orgulho para nós sermos a primeira empresa a se instalar nos lotes do Supera Parque. Poderemos ampliar nossos projetos que impactam os setores farmacêutico, cosmético, farmoquímico, de alimentos e do agronegócio”, explica Thais Guaratini, diretora de negócios da empresa.

A Lychnoflora foi uma das primeiras empresas da Supera Incubadora, entre os anos de 2008 e 2012, ainda antes da criação do próprio Supera Parque. Em processo de crescimento, a empresa viu a necessidade de mais espaço, encontrando no Condomínio da Inovação a oportunidade para implantar sua unidade, que desenvolverá atividades de pesquisa e produção.

As empresas que quiserem se instalar no Condomínio da Inovação devem passar por um processo de concorrência, devendo comprovar seu caráter inovador e de base tecnológica. A empresa não precisa despender recursos para aquisição do terreno, já que pagará uma taxa mensal de uso. O contrato de concessão tem vigência por 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os investimentos da empresa concentram-se na construção, instalação e operação das suas unidades nos lotes.

Informações sobre como se instalar no Condomínio da Inovação estão disponíveis no site: www.condominiodainovacao.com.br.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Supera Parque