Como era estudar na USP em 1959? Vídeo histórico mostra vida universitária no campus de Piracicaba

Curta-metragem mostra o dia a dia no campus a partir do relato de um estudante no dia da sua colação de grau; vídeo produzido pela Universidade faz parte do acervo da Cinemateca Brasileira

Publicado: 26/06/2024

Um curta-metragem produzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, em 1959, mostra como era a vida universitária no campus a partir do relato de um estudante no dia da sua colação de grau, que contou com a presença do então presidente da república Juscelino Kubitschek como paraninfo. O vídeo original faz parte do Acervo Cinemateca Brasileira, que é gerido pela Sociedade Amigos da Cinemateca, e foi cedido à USP em comemoração aos 90 anos da Universidade, completados em 25 de janeiro de 2024.

Lembrando seus primeiros dias na Esalq, o narrador traz cenas da recepção aos calouros, as disciplinas oferecidas no curso de Engenharia Agronômica, as atividades de pesquisa, entre outras imagens. A voz que narra é de Oswaldo Calfat, considerado um dos melhores locutores brasileiros dos anos 60.

Clique no player abaixo para conferir o vídeo ou acesse pelo Canal USP no Youtube neste link: