![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/04/20210413_00_cartilha_biologia_esalq.jpg)
.
Na segunda-feira, 12 de abril, começou oficialmente o semestre letivo na USP. São mais de 11 mil novos alunos que terão pela frente novos desafios, como iniciar mais uma etapa na formação acadêmica com aulas on-line. A Universidade se preparou para receber os novos estudantes mesmo a distância. Nesta primeira semana, serão realizadas diversas atividades de recepção que podem ser conferidas aqui.
Na USP em Piracicaba, o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CACB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) preparou a Cartilha da Biologia. A publicação on-line traz informações sobre os mais diversos aspectos da trajetória de um biólogo formado na Esalq. Além de ajudar quem está entrando agora na Universidade, o material também esclarece dúvidas para quem pretende conhecer melhor o curso ou ser um futuro aluno.
São 78 páginas com o fluxograma do curso, as atuações que a graduação em bacharelado e licenciatura permitem, os laboratórios, departamentos, estágios e iniciações científicas disponíveis relacionados à biologia. O leitor da cartilha encontra também explicações e instruções sobre a permanência estudantil, os coletivos presentes no campus Luiz de Queiroz, os grupos de movimento estudantil e as tradições, além de canais de apoio ao estudante no caso de desconforto com a recepção. Ao final, a cartilha traz um compilado das dúvidas mais comuns ao longo do curso respondidas de maneira simplificada.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/04/20210413_cartilha_biologia_esalq_capa.jpg)
A Esalq oferece 30 vagas anuais no curso de Ciências Biológicas, em período noturno, com duração de cinco anos. Durante a graduação, o estudante tem acesso às disciplinas básicas na área biológica: botânica, genética, biologia molecular, zoologia de invertebrados e vertebrados e na área das ciências exatas como bioquímica, biofísica, estatística e matemática aplicada, além de específicas e aplicadas em biotecnologia, manejo da vida silvestre e biologia agrícola.
É possível ainda optar por cursar também a licenciatura (não há vestibular específico). Neste caso, os alunos do curso de bacharelado podem inscrever-se, paralelamente, em disciplinas para obter o grau de licenciado, tais como: Introdução aos Estudos da Educação, Política e Organização da Educação Brasileira, Psicologia da Educação, Didática e Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas.
Acesse a Cartilha da Biologia clicando aqui.
.