Atualização 30 de novembro de 2016, às 18h23
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O aplicativo Campus USP, que permite o monitoramento de todos os campi da Universidade, está lançando três novas funcionalidades. A partir de agora, os usuários também poderão registrar denúncias de violência contra mulher, incêndio e emergências médicas.
No sistema, também pode-se informar ocorrências relacionadas a furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas na iluminação pública, vazamentos de água e presença de animais abandonados.
Os registros podem ser feitos por meio de texto, fotos ou áudio e são encaminhados imediatamente para o atendimento da Guarda Universitária e das Prefeituras dos Campi.
O aplicativo permite comunicação direta da comunidade USP (funcionários, estudantes e professores) com a Central de Operações da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU) e com setores das Prefeituras de Campus da USP. A Central atende 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Somente pessoas vinculadas à Universidade, ou seja, tenham um número USP, podem utilizar o recurso. O aplicativo foi desenvolvido pelas Superintendências de Segurança e de Tecnologia da Informação da USP e está disponível nas lojas App Store e Google Play para download e atualização.
Depois de instalado no celular, o usuário deve fazer o login com seu número USP, usando a senha única de acesso aos sistemas institucionais da Universidade. O sistema está em funcionamento em todos os campi da USP – Bauru, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Paulo.
No aplicativo, o usuário pode registrar ocorrências, fazer chamadas de emergência para a Guarda Universitária, ver o mapa de segurança e ativar o sistema de alerta. Outra função é que o usuário, durante um deslocamento a pé, pode ativar o sistema de alerta que, em uma situação de emergência, avisa a Guarda Universitária, bastando, para isso, um agito no aparelho celular.
Segurança compartilhada
Desde setembro o Campus USP está funcionando como um canal de comunicação para registrar ocorrências de segurança e de gestão nos campi da Universidade. Já foram realizados 7.602 downloads e 733 ocorrências registradas.
Do total de ocorrências relacionadas a segurança, 428 registros foram denúncias comprovadas e 178 foram de testes ou enganos. Das ocorrências reais, 189 foram chamadas diretas para o telefone de atendimento da Guarda Universitária, 96 para o sistema de alerta (no qual a Guarda Universitária pode monitorar on-line o usuário durante um deslocamento a pé), 45 atividades suspeitas, 36 referentes a problemas de trânsito, 28 animais abandonados, 28 roubos/furtos e 6 denúncias de vandalismo. Não houve registros relacionados a sequestro.
Com informações da Superintendência de Tecnologia da Informação