Aplicativo Campus USP passa a registrar denúncias de violência contra mulher

Nova funcionalidade começou no dia 28 de novembro e permite também informar ocorrências de incêndio e emergências médicas

 29/11/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/11/2016 às 17:19

Atualização 30 de novembro de 2016, às 18h23

20161129_00_aplicativo_campus
Funcionalidades incluem registro de incêndio e emergências médicas – Imagem: Arte Jornal da USP

.
O aplicativo Campus USP, que permite o monitoramento de todos os campi da Universidade, está lançando três novas funcionalidades. A partir de agora, os usuários também poderão registrar denúncias de violência contra mulher, incêndio e emergências médicas.

No sistema, também pode-se informar ocorrências relacionadas a furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas na iluminação pública, vazamentos de água e presença de animais abandonados.

Os registros podem ser feitos por meio de texto, fotos ou áudio e são encaminhados imediatamente para o atendimento da Guarda Universitária e das Prefeituras dos Campi.

O aplicativo permite comunicação direta da comunidade USP (funcionários, estudantes e professores) com a Central de Operações da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU) e com setores das Prefeituras de Campus da USP. A Central atende 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Somente pessoas vinculadas à Universidade, ou seja, tenham um número USP, podem utilizar o recurso. O aplicativo foi desenvolvido pelas Superintendências de Segurança e de Tecnologia da Informação da USP e está disponível nas lojas App Store e Google Play para download e atualização.

Depois de instalado no celular, o usuário deve fazer o login com seu número USP, usando a senha única de acesso aos sistemas institucionais da Universidade. O sistema está em funcionamento em todos os campi da USP – Bauru, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Paulo.

No aplicativo, o usuário pode registrar ocorrências, fazer chamadas de emergência para a Guarda Universitária, ver o mapa de segurança e ativar o sistema de alerta. Outra função é que o usuário, durante um deslocamento a pé, pode ativar o sistema de alerta que, em uma situação de emergência, avisa a Guarda Universitária, bastando, para isso, um agito no aparelho celular.

Segurança compartilhada

Desde setembro o Campus USP está funcionando como um canal de comunicação para registrar ocorrências de segurança e de gestão nos campi da Universidade. Já foram realizados 7.602 downloads e 733 ocorrências registradas.

Do total de ocorrências relacionadas a segurança, 428 registros foram denúncias comprovadas e 178 foram de testes ou enganos. Das ocorrências reais, 189 foram chamadas diretas para o telefone de atendimento da Guarda Universitária, 96 para o sistema de alerta (no qual a Guarda Universitária pode monitorar on-line o usuário durante um deslocamento a pé), 45 atividades suspeitas, 36 referentes a problemas de trânsito, 28 animais abandonados, 28 roubos/furtos e 6 denúncias de vandalismo. Não houve registros relacionados a sequestro.

Com informações da Superintendência de Tecnologia da Informação

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.