Alunos da USP ajudam microempresas a enfrentar crise econômica

Com participação no projeto Transforme SP, a empresa júnior do curso de Marketing vai propor soluções para pequenos negócios sobreviverem

05/05/2020 - Publicado há 4 anos
Micro e pequenos empresários recebem consultoria gratuita no projeto Transforme SP – Foto: 123RF

>
Alunos do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP vão dar início a um projeto de auxílio a micros e pequenas empresas (MPEs) para superarem a crise ocasionada pela pandemia da covid-19. O projeto Transforme SP, organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp), é uma plataforma que recebe as inscrições das empresas interessadas e também recolhe doações para manutenção do serviço. O projeto vai possibilitar a conexão das MPEs com as empresas juniores das universidades, que irão prestar consultorias gratuitas em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira.

Os alunos que vão iniciar o Transforme SP fazem parte da Marketing Jr USP, empresa júnior do curso da EACH que tem o objetivo de colocar em prática o aprendizado de sala de aula, executando projetos reais e cobrando bem menos por seus serviços em relação ao valor cobrado pelo mercado. Nesse projeto, no entanto, o serviço é gratuito e custeado pelas doações. Fernanda Florindo, aluna que coordena a empresa júnior, conta que o principal intuito é “juntar os conhecimentos de marketing que se aprende durante a graduação para ajudar MPEs com inteligência de mercado, estratégias de posicionamento e construção de marca”.

A Marketing Jr USP irá atender inicialmente à microempresa Bom Demais Bolos, de Campinas, que está com dificuldades financeiras por conta da pandemia e colocou como demanda a necessidade de mudança para poder sobreviver. A consultoria consiste em análise interna e externa de mercado na área do cliente, com foco em criar diferenciais competitivos para a microempresa.
.

Transforme SP tem plataforma para micros e pequenas empresas se cadastrarem para obter ajuda – Foto: Reprodução / Transforme SP

.

As empresas juniores contam com respaldo da Universidade e do corpo docente e todo o dinheiro investido em seus projetos são reinvestidos em educação empreendedora. Para saber mais informações sobre o projeto, como doar e também como ser uma microempresa auxiliada pelas empresas juniores neste momento, consulte aqui a página do Transforme SP, ou entre em contato pelo e-mail transformesp@fejesp.org.br.

.

Com informações de Thuany Gibertini / Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo