![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/05/20200505_00_empreendedorismo_negocios_startup_economia_calculadora5.jpg)
>
Alunos do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP vão dar início a um projeto de auxílio a micros e pequenas empresas (MPEs) para superarem a crise ocasionada pela pandemia da covid-19. O projeto Transforme SP, organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp), é uma plataforma que recebe as inscrições das empresas interessadas e também recolhe doações para manutenção do serviço. O projeto vai possibilitar a conexão das MPEs com as empresas juniores das universidades, que irão prestar consultorias gratuitas em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira.
Os alunos que vão iniciar o Transforme SP fazem parte da Marketing Jr USP, empresa júnior do curso da EACH que tem o objetivo de colocar em prática o aprendizado de sala de aula, executando projetos reais e cobrando bem menos por seus serviços em relação ao valor cobrado pelo mercado. Nesse projeto, no entanto, o serviço é gratuito e custeado pelas doações. Fernanda Florindo, aluna que coordena a empresa júnior, conta que o principal intuito é “juntar os conhecimentos de marketing que se aprende durante a graduação para ajudar MPEs com inteligência de mercado, estratégias de posicionamento e construção de marca”.
A Marketing Jr USP irá atender inicialmente à microempresa Bom Demais Bolos, de Campinas, que está com dificuldades financeiras por conta da pandemia e colocou como demanda a necessidade de mudança para poder sobreviver. A consultoria consiste em análise interna e externa de mercado na área do cliente, com foco em criar diferenciais competitivos para a microempresa.
.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/05/20200504_00_transforme_sp.jpg)
.
As empresas juniores contam com respaldo da Universidade e do corpo docente e todo o dinheiro investido em seus projetos são reinvestidos em educação empreendedora. Para saber mais informações sobre o projeto, como doar e também como ser uma microempresa auxiliada pelas empresas juniores neste momento, consulte aqui a página do Transforme SP, ou entre em contato pelo e-mail transformesp@fejesp.org.br.
.
Com informações de Thuany Gibertini / Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo