Workshop Integrativo da USP é oportunidade única para jovens ingressarem no mercado

Brenda Moraes fala sobre o evento promovido pela Poli Júnior, o qual possibilita que estudantes deem grande passo no começo da carreira

14/08/2024 - Publicado há 2 meses
Imagem mostrando o logotipo do Workshop Integrativo tendo ao lado a inscrição a maior feira de recrutamento da América Latina
O workshop será em um formato semelhante a uma feira, com vários estandes de diferentes empresas – Imagem: Divulgação
Logo da Rádio USP

O 34° Workshop Integrativo, a maior feira de recrutamento da América Latina, acontece nos dias 21 e 22 de agosto, das 9h às 19 horas. O evento aproxima universitários do mercado de trabalho, possibilitando que jovens possam participar de etapas iniciais de processos seletivos de estágios. O evento é promovido pela Poli Júnior, empresa júnior de engenharia, da Escola Politécnica da USP. A expectativa é receber em torno de 8 mil participantes de dez universidades diferentes.

Brenda Moraes, aluna do Departamento de Engenharia de Produção da Poli e gerente de evento, diz que “o Workshop Integrativo é a oportunidade perfeita para quem está começando a carreira agora”. Para se inscrever, basta acessar o link no site e acompanhar as notícias pelo Instagram (@workshopintegrativo) ou Linkedin (Workshop Integrativo).

Quais oportunidades estão lá?

Brenda Moraes Barbosa – Foto: Linkedin

O workshop será em um formato semelhante a uma feira, com vários estandes de diferentes empresas. A ideia é que os jovens estudantes se aproximem dos recrutadores presentes e estabeleçam esse primeiro contato, criando uma ponte entre si e a empresa de interesse. “Lá, eles [os estudantes] conseguem fazer tanto esse networking com as empresas quanto também, por exemplo, pegar brindes, conversar com os recrutadores, entender mais, conhecer empresas novas. Então é um evento bastante legal para os estudantes que querem procurar essas primeiras oportunidades do mercado de trabalho”, conta Brenda.

Para aproveitar ao máximo o evento, ela dá algumas dicas. Antes de tudo, o ideal é traçar quais empresas mais se tem desejo de se aproximar. São apenas dois dias e mais de 70 estandes montados, incluindo grandes empresas como XP Inc, Santander e Embraer. Além disso, a gerente dá a sugestão de já ir preparado: “É essencial você já ter o seu currículo montado, então já saber o que você pode falar para as empresas para conseguir se promover e poder conquistar uma vaga. Dá para pensar nas suas experiências anteriores, nas suas competências e habilidades”.

É possível também subir o currículo na plataforma do Workshop Interativo, pois assim empresas que se interessarem poderão ter acesso ao histórico dos candidatos e mais um meio de contato após o evento. Por fim, Brenda fala que uma aproximação bem pensada é um grande diferencial: “Fazer perguntas inteligentes, tirar dúvidas, perguntar até curiosidades, coisas que possam fazer você se destacar realmente perante os recrutadores para que possa já ter essa vantagem com relação aos processos coletivos”.

O que acontecerá no evento?

Fora os estandes montados, há atividades programadas, como palestras de figuras importantes como os CEOs da XP Inc, do Santander, da P&G e vários outros grandes nomes do mercado. Para saber exatamente o local e horário desses eventos, basta acompanhar o que é divulgado no site e no Instagram do Workshop Integrativo.

Outra atividade é a Seleção WE, que será mais uma oportunidade de contato direto com as empresas. “Basicamente, as empresas vão ter um espaço e um tempo para realizar uma dinâmica mais interativa, mais personalizada e também mais exclusiva para os estudantes”, explica Brenda. Para esse evento, porém, é preciso de inscrição prévia e as vagas são limitadas. Isso pode ser feito pelo link com um formulário disponível no Instagram do evento.

Ainda com a inscrição, a presença não é garantida, pois haverá uma seleção das candidaturas com base no perfil que as empresas buscam. “Com isso, vamos criar um grupo de WhatsApp com os estudantes selecionados e esses estudantes serão os que participarão dessas dinâmicas.” A Seleção WE é uma das maiores oportunidades de mostrar suas habilidades e de fato se destacar nessa entrada no mercado de trabalho.

Como recado final, Brenda sugere que os interessados façam a inscrição prévia para o evento Workshop Integrativo para evitar as filas, e ressalta a dica de se preparar previamente para o evento. “Dar uma olhada nas empresas que vão, montar o seu currículo, montar suas perguntas e realmente pensar no seu futuro.”

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.