Tragédia do Rio Grande do Sul mostra importância de investimentos em prevenção e ciência

Professores da USP contam a importância do investimento e as dificuldades de elaborar políticas públicas de prevenção a catástrofes

Publicado: 13/06/2024
Pensar em prevenção de catástrofes e alocamento de recursos coloca gestores em uma condição que nem sempre é agradável politicamente – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Logo da Rádio USP

No final do mês de abril de 2024 teve início uma das maiores tragédias climáticas da história do Brasil. As chuvas no Rio Grande do Sul levaram a enchentes e alagamentos que acarretaram a morte de mais de 160 pessoas, segundo a Defesa Civil do Estado. Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências da USP, e Ana Carla Bliacheriene, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, contam o que pode ser feito, em termos de políticas públicas, para prevenir essas enchentes e outras catástrofes ambientais e quais são os desafios econômicos e políticos para se adotar uma postura de prevenção.

Verba para prevenção

O professor Buckeridge expõe que, mais importante que fazer um plano, por mais elaborado e bem pensado que ele seja, é ter de executar as medidas emergenciais. Isso passa também pelo remanejamento de verba pública, o que pode ser um desafio para os governos. “O plano é a parte fácil, é a primeira coisa que surge. Depois, em todo o processo de adaptação, de implantação, o valor que se gasta para se aplicar a política pública aumenta exponencialmente com a implantação. Para isso, a coordenação entre os entes federativos é muito importante.”

Marcos Buckeridge – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Ana Carla explica melhor essa dificuldade de remanejar recursos: “Existe uma grande dificuldade do gestor local de saber, por mais boa vontade que ele tenha, de onde pegar o dinheiro para fazer a política pública, qual seria o melhor local para ele realocar esse dinheiro, dentro das políticas públicas possíveis. Além disso, é preciso monitorar as políticas tomadas e, por fim, testar a eficácia da política que ele elegeu como adequada.”

Lei e controle

Para a professora Ana Carla, pensar em prevenção de catástrofes e alocamento de recursos coloca gestores em uma condição que nem sempre é agradável politicamente. “Quem disser que não pôde atuar porque a lei não permitiu, desconhece a lei. Por outro lado, aquele que tem a coragem de atuar certamente será o primeiro a estar diante dos órgãos de controle, e o que acontece no Rio Grande do Sul é um exemplo disso: o Ministério Público do RS acaba de abrir uma investigação em municípios cujo prefeito decretou o estado de calamidade, mas que não estaria na área direta de influência dos alagamentos. O que os prefeitos estão dizendo? Numa cidade muito pequena, eu recebi mais de cinco mil pessoas dentro do meu território e eu preciso apoiar essas pessoas.”

Ana Carla Bliacheriene – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A importância da ciência

Buckeridge explica que, para o avanço no combate às catástrofes climáticas, é essencial que haja pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, e para isso é preciso que haja também financiamento à ciência no Brasil. “Tecnologias surgem mais ou menos uma década depois que uma descoberta científica é feita. Portanto, manter o financiamento à ciência continuamente, em todos os Estados, é de fundamental importância”, conta o professor.

“Por exemplo, no caso do Rio Grande do Sul, professores de lá, que conhecem profundamente o local, já tinham avisado há anos que a catástrofe poderia acontecer e que era preciso ter uma melhor preparação para esse evento estranho. Neste momento, aqui em São Paulo, o governo ameaça retirar dinheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa. Essa ameaça é algo que se assemelha aos efeitos do negacionismo ideológico,” completa Marcos Buckeridge.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.