Nesta coluna, o professor Renato Janine Ribeiro comenta o caso do deputado estadual paulista Arthur do Val. Em recente viagem à Ucrânia, o deputado enviou, a um de seus grupos, áudios com comentários machistas sobre as refugiadas ucranianas – e que, posteriormente, foram vazados.
Para o colunista, há duas coisas a serem observadas. A primeira é o fato de o deputado pensar aquelas coisas. A segunda é ele se sentir à vontade para falar sobre isso, mesmo que tenha sido dito em um grupo supostamente fechado – e que alguém tenha vazado posteriormente. “Para um certo número de pessoas, que não deve ser muito pouco, seria normal ouvir esse tipo de discurso”, lamenta Janine.
O problema, diz o professor, é essa normalização do discurso, do desrespeito absoluto ao outro, do dizer que “elas são fáceis porque são pobres”. O outro ponto é o fato de existirem pessoas que pensam dessa forma, “um pensamento absolutamente canalha”.
“O simples fato de pensar isso indica um problema muito sério, uma deficiência ética muito grande. Ética não é não fazer certas coisas. Ética é você nem sequer pensar em fazer certas coisas”, aponta o colunista. Na opinião de Renato Janine, a punição mais adequada para esse caso é a cassação do mandato do deputado.
Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.