Programa estudantil na USP quer assegurar maior inclusão e garantir permanência de alunos

A pró-reitora Ana Lúcia Duarte Lanna fala sobre o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que foi reformulado para garantir ao estudante condições para concluir seu curso

21/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 22/03/2023 as 13:57
É essencial uma maior inclusão e manutenção dos alunos na universidade – Foto: Flickr
Logo da Rádio USP

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) foi criada ano passado, mas já trabalha com grandes questões como o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). “Ele vem com muitas reformulações, são novidades muito grandes e que trazem grande impacto positivo na vida dos estudantes e da Universidade como um todo, garantindo uma permanência de qualidade”, explica a pró-reitora da PRIP, Ana Lúcia Duarte Lanna, sobre o novo PAPFE.

O programa tem como objetivo atender 15 mil estudantes, sendo a maior parte deles de alunos da graduação. Mas, com a reformulação do programa, pós-graduandos também passaram a ser beneficiados. “Nosso interesse é colaborar para a transformação da Universidade, no sentido de se fazer mais diversa, num processo de acolhimento de estudantes de ensino público, cotistas pretos, pardos e indígenas. Enfim, uma universidade onde realmente todos possam se reconhecer, participar e se formar. Ele é fundamental e essencial e é nesse sentido que a gente está buscando implementar todas essas reformulações”, explica Ana Lúcia.

Reformulações

É essencial mais inclusão e a garantia de permanência dos alunos na universidade e, em virtude disso, foram feitas reformulações no PAPFE. Muitos auxílios, que antes eram oferecidos separadamente, foram unificados. As modalidades atuais são: R$ 800 mais a gratuidade para frequentar os restaurantes universitários, para aqueles que não utilizam a moradia estudantil; já os que moram no Conjunto Residencial da Universidade, o Crusp, recebem R$300 e a gratuidade nos restaurantes.

“Há um edital que é liberado antes mesmo do processo do vestibular estar concluído. Assim que o aluno tem a confirmação da sua matrícula, ele pode se inscrever nesse programa solicitando o auxílio. Esse material é divulgado pela própria Fuvest, no site da Pró-Reitoria, enfim, procuramos divulgar da forma mais ampla possível”, afirma a pró-reitora.

Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O sistema gera uma lista classificatória conforme os critérios definidos no programa: “Infelizmente, nós não temos auxílio para todos, então temos que fazer um recorte respeitando as diretrizes orçamentárias e o montante de recursos que a gente tem. Esses alunos serão paulatinamente informados da sua classificação. O processo burocrático é muito simples. Se esse aluno for de graduação, ele passará a receber o auxílio por todo o período de seu curso. Ele tem a tranquilidade de saber que será apoiado durante todo o período em que estiver aqui realizando sua primeira graduação. Outra novidade deste ano é que a gente estendeu isso pros alunos da pós-graduação também”, acrescenta Ana Lúcia.

Repercussões

“A gente estabeleceu um valor que é significativo e um prazo que dá ao nosso estudante a tranquilidade que ele precisa para poder se dedicar a uma trajetória acadêmica. Estabelecemos um acompanhamento dessa trajetória exatamente para que nós possamos averiguar se a política é eficaz: o que a gente tem que melhorar, o que não tem, onde nós devemos incidir mais ou menos para que a gente possa ir aprimorando?”, comenta a pró-reitora.

Ana Lúcia diz que o PAPFE é importante na criação de situações de igualdade, já que, sem ele, muitos não conseguiriam realizar a graduação com dedicação de tempo e foco necessários. E o acompanhamento é uma fase essencial nesse processo: “A gente precisa acompanhar esses resultados  para entender efetivamente o que acontece com esse estudante, em que momento ele enfrenta, com menor dificuldade, as diferenças iniciais decorrentes da sua própria trajetória, das suas situações de vulnerabilidade. Esse acompanhamento é importante. Ele é novo, nunca foi feito e eu tenho certeza que ele vai permitir que nós elaboremos políticas mais precisas, mais focadas e que possam contribuir ainda mais para a inclusão do conjunto dos nossos alunos”, menciona a responsável pela PRIP.

A pró-reitora também falou sobre o programa USP Diversa, que é uma ação voltada a pessoas físicas e jurídicas que quiserem ajudar nas iniciativas de inclusão e pertencimento. “A gente quer ampliar a capacidade da Universidade de apoiar cada vez mais alunos, porque temos um corpo estudantil, entre graduação e pós-graduação, de cerca de 90 mil alunos. Avaliamos que algo em torno de 40% desses estudantes tenham algum tipo de vulnerabilidade. Com certeza, ampliamos, mas ainda temos muito que caminhar nesse processo”, diz.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.