Primeiro transplante de coração de porco para humano vivo é realizado com sucesso

David Bennett, de 57 anos, foi o primeiro paciente vivo a receber o órgão de um animal; feito traz esperança para quem aguarda na fila de transplante

 03/02/2022 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

No primeiro Decodificando o DNA de 2022, a professora Mayana Zatz conta a história de um paciente vivo submetido a um transplante inédito de coração de porco. O procedimento foi feito no dia 7 de janeiro deste ano por uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Durante 5 minutos, a diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP conta em detalhes como foi possível realizar o xenotransplante e de que forma o feito representa uma esperança para quem aguarda na fila por um órgão.

Além disso, a geneticista conta aos ouvintes como o CEGH-CEL está trabalhando com pesquisas na área.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.