Planejamento é fundamental tanto para empresas como para os indivíduos

Para o professor Luciano Nakabashi, o planejamento reduz riscos, especialmente nos momentos de incerteza 

 08/12/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre a importância do planejamento financeiro, tanto para as empresas como para as pessoas físicas. 

Para as empresas, diz Nakabashi, é uma parte fundamental para a redução de riscos, fator que afeta o investimento de forma geral. “Existe uma relação forte entre incertezas e investimentos e isso muitas vezes está fora do controle das empresas, por isso o planejamento estratégico serve sobretudo para reduzir a incerteza, que é inerente ao sistema econômico.”

Segundo Nakabashi, o planejamento estratégico pode ser em termos de investimentos nos mais diversos setores, o que permite ter ideia dos  cenários com riscos ou retornos. “Além disso, o planejamento é fundamental para o crescimento a longo prazo, estabelecendo-se características e elementos necessários para isso.” 

O professor alerta que muitas empresas, principalmente as pequenas, mas também acontece com as médias e grandes, fazem investimento com alto custo, sem planejamento. “Planejar é relativamente barato e mitiga bastante o cenário de incerteza, possibilitando um retorno com mais segurança.”

Nakabashi afirma que, para as famílias, o planejamento também é necessário. “Quando uma família pensa em investimentos, como comprar um carro ou uma casa, é necessário fazer uma análise dos recursos que serão utilizados, de onde eles sairão e se a aquisição será parcelada ou à vista.”  Já profissionalmente, enfatiza, a pessoa precisa avaliar onde está atualmente e onde quer chegar, o que precisa fazer para atingir a meta. Outro fator importante no planejamento das pessoas, diz o professor, é pensar na aposentadoria, ter expectativa de renda futura.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.