Palha de milho, enzimas de fungos e bagaço de cana podem ajudar na produção de etanol

Processo de obtenção de coquetel enzimático é o destaque dessa patente USP, tema abordado pela professora Maria Polizeli

12/03/2024 - Publicado há 4 meses

Resíduos do milho podem ser usados como biorreator na geração de um coquetel de enzimas – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Flaticon

A expectativa da produção de milho no Brasil para 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é de 131,7 milhões de toneladas. A partir desse volume, devem ser gerados mais de 300 de resíduos, que seriam descartados, já que, de acordo com Koopmans e Koppejan (1997) apud Preto e Mortoza (2010), a produção de resíduos de milho para cada tonelada colhida é de 2,3 toneladas.

Mesmo que nem todos esses milhões de quilogramas possam ser “reciclados”, você já pensou que é possível aproveitar parte disso, que do contrário seria descartado como lixo?

Biorreator

A palavra “biorreator” pode parecer bem importante, mas a verdade é que ela é somente a ponta da patente Biorreator de Palha de Milho. O verdadeiro destaque é o processo de obtenção de um coquetel de enzimas responsável por, após toda uma cadeia de reações químicas envolvendo também o bagaço da cana-de-açúcar, resultar no etanol.

Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli – Foto: Arquivo Pessoal

“Ele utiliza como estratégia um sistema de cultivo que combina o crescimento de um fungo isolado aqui no nosso laboratório da USP de Ribeirão Preto, em conjunto com um fungo chamado Mycothermus thermophilus“, explica a professora Maria Polizeli da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Ribeirão Preto da USP.

Ambos os fungos possuem um intervalo de temperatura semelhante que permite o crescimento deles juntos no mesmo meio de cultura — que, no caso, também contém a palha de milho. “Esses resíduos foram usados como fonte indutora da produção de muitas enzimas que degradam celulose e hemicelulose. A decomposição completa delas vai formar a glicose, que, numa etapa posterior, vai ser fermentada por leveduras e formar o etanol”, completa a professora.

Aplicação

Polizeli conta que a ideia da patente surgiu devido ao sucesso do coquetel enzimático. “Ele contém as enzimas essenciais para hidrólise de açúcar, da parede celular e de resíduos vegetais. Sua aplicabilidade também pode ser expandida para diversos outros tipos de biomassa, que têm uma composição parecida com a do bagaço de cana”, completa. Com isso, é possível enquadrar o coquetel na produção de vários produtos de grande interesse industrial: tanto o etanol, o ácido lático, como os bioplásticos, entre outros.

“Estamos propondo a geração de um produto que é ecologicamente correto, que beneficia a sociedade e o meio ambiente, além de vir com o objetivo de emplacar um coquetel enzimático que é 100% nacional, produzido a partir de resíduos industriais — que antes eram descartados no meio ambiente. Consideramos que esse processo traz um conceito ecologicamente correto desde o começo até o produto final”, ressalta a professora.

Situação da patente

A patente já foi registrada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que, embora seja de grande relevância, não a coloca no mercado automaticamente.

Cepa de levedura criada na USP produz etanol de segunda geração a partir de açúcares complexos

“Ainda é necessário um escalonamento maior da produção do coquetel para que seja possível atingir níveis industriais. Nós precisaríamos fazer essa produção em fermentadores maiores e, para isso, precisamos de um pequeno investimento inicial em equipamentos”, explica Maria Polizeli.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo

Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.