Mudança climática ainda é a grande questão a ser solucionada

Enquanto alguns se concentram na biodiversidade, colunista adverte sobre a urgência de se conter o aquecimento global

 08/12/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Para chamar a atenção, mais uma vez, sobre a questão das mudanças climáticas, o professor José Eli da Veiga destaca dois seminários on-line que aconteceram na última quinzena. “Claro que o tema principal da sustentabilidade é o das mudanças climáticas”, cita. Afinal, como explica o colunista, “tudo o que for feito pela biodiversidade em termos de conservação vai ‘ralo abaixo’ se não for contido o aquecimento global.” Assim, o professor justifica a hierarquia por ele estabelecida, mesmo ressaltando que, no fundo, tanto faz. “Eu acho que a preocupação deve ser igual com o tratado das mudanças climáticas e com o tratado da biodiversidade”, considera.

Com relação aos seminários, o professor destaca o encontro virtual que aconteceu no dia 29 de novembro, promovido pela Fapesp, e que teve como mediador o professor da USP, Paulo Artaxo. “Acompanhei com muita atenção, embora nenhum dos painelistas responderam algumas questões que formulei”, cita Eli da Veiga. Numa delas, o colunista perguntou se havia base científica, ao menos por enquanto, para a ideia de Net Zero. “Essa ideia passou a ser importantíssima e vem dando algum impulso ao movimento de descarbonização do lado empresarial”, diz. E esta, segundo o colunista, foi uma das questões que ele mais destacou no seminário da Folha de S.Paulo, que aconteceu no dia 1º de dezembro. “Nas redes sociais da Fapesp e do jornal Folha de S.Paulo ainda é possível encontrar os dois eventos”, aconselha o colunista.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.