Blog
Livro Caminhos Verdes sugere soluções ambientais para cidades mais saudáveis
Organizado por professores da Faculdade de Saúde Pública da USP, e-book gratuito traz reflexões e propostas para reduzir poluição e melhorar a infraestrutura urbana em benefício da saúde pública
E-book aborda a relação entre saúde pública e meio ambiente nas cidades - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Como as cidades podem se tornar espaços que incentivam a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental? Para destrinchar a questão, em setembro deste ano, foi lançado o livro digital Caminhos Verdes: Interfaces Saúde e Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável. Organizado por Leandro Luiz Giatti e Thiago Nogueira, professores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e pela pesquisadora Ana Júlia Lemes, o e-book, disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, introduz uma série de reflexões que detalham a relação entre saúde pública e meio ambiente nas cidades.
Dividido em cinco partes, o volume cobre temas como qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos, infraestrutura verde, serviços ambientais e saúde pública. Fruto do trabalho de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS) da FSP, o material “traz contribuições acadêmicas e reflexões que são acessíveis para um público amplo, desde estudantes e pesquisadores até cidadãos interessados nos desafios ambientais atuais”, explica o professor Leandro Giatti.
Apesar de ser organizado na USP, o e-book conta com a colaboração de especialistas de diversos outros grupos de estudo e universidades. “Convidamos pesquisadores de outros programas de pós-graduação e professores de outras instituições, sempre agregando dentro da mesma temática de ambiente, saúde e sustentabilidade. O livro não é uma produção endógena do programa”, conta ele.
Na primeira parte, autores abordam os impactos da qualidade do ar em São Paulo, onde as emissões de compostos como o benzeno e o tolueno em áreas de tráfego intenso alertam para a necessidade de políticas públicas mais eficazes. Já a segunda parte discute a gestão de resíduos sólidos, refletindo sobre o modelo de coleta conteinerizada como uma alternativa eficiente para grandes cidades. “Trabalhamos muito com saneamento ambiental, trazendo experiências e investigações relacionadas a problemas de gestão de recursos hídricos, esgoto e tecnologia do saneamento”, afirma Giatti.
Leandro Luiz Giatti, Thiago Nogueira e Ana Júlia Lemes, organizadores do livro - Foto: Divulgação/FSP e Reprodução/Linkedin
Além disso, os textos discutem o uso de infraestruturas verdes para mitigar a poluição urbana e o papel dos serviços ecossistêmicos na conservação da biodiversidade. O trabalho explora como conceitos ESG (ambientais, sociais e de governança) podem contribuir para uma abordagem sustentável nas empresas de saneamento. A obra inclui ainda uma análise sobre o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis de São Paulo, modelo sugerido para replicação em outras cidades, especialmente em regiões onde as condições de saúde e ambiente exigem intervenção coordenada.
Levando em conta os desafios impostos pelas mudanças climáticas, os capítulos também discutem como as cidades podem atuar na mitigação: “Pensamos na sustentabilidade e temos conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de uma grande convergência com temas que dialogam com a mitigação climática e a emergência climática global. Trouxemos estudos que abordam a adaptação às mudanças climáticas e que dialogam com os serviços ecossistêmicos relacionados”, conta o docente.
Páginas do livro Caminhos Verdes: Interfaces Saúde e Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável disponível para download gratuito - Foto: Reprodução/FSP
Suporte para políticas públicas
De acordo com o professor, considerando este ano de eleições municipais, o e-book Caminhos Verdes é mais um instrumento que pode embasar futuras políticas públicas. “Nossa expectativa é que os estudos e produtos desse livro cheguem aos gestores, especialmente agora, com o processo eleitoral em curso, para que esses temas sejam parte das propostas dos candidatos”, observa Giatti.
A publicação inclui pesquisas e estudos aplicáveis a várias regiões do Brasil, em especial para cidades que enfrentam problemas de saneamento e infraestrutura. A seção sobre resíduos sólidos, por exemplo, propõe práticas que podem ser adaptadas conforme a realidade de cada município. “Frequentemente, as pesquisas que realizamos são desenvolvidas para solucionar problemas específicos em alguns municípios, mas a divulgação através do livro permite que essas soluções sejam compartilhadas e, eventualmente, transformadas em políticas públicas,” pontua.
Para os autores, oferecer esse material gratuitamente mantém o compromisso da USP de ampliar o acesso ao conhecimento científico e técnico produzido na academia. “Como uma universidade pública, é nossa responsabilidade facilitar o acesso às nossas pesquisas e resultados, e o Portal de Livros Abertos é um canal essencial para isso,” reforça Giatti, ao lembrar que a obra é o sexto livro da coletânea Interfaces Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, lançada em 2020 e disponibilizada na íntegra na internet.
O e-book Caminhos Verdes: Interfaces Saúde e Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável pode ser baixado gratuitamente neste link.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.