Importância da sustentabilidade é destacada em artigos e livros

Privatização da água e reflexões sobre aquecimento global e meio ambiente estão entre os temas abordados nessas publicações

 02/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

No comentário desta quinta-feira (2), o professor José Eli da Veiga destaca livros e artigos recentes sobre a temática desta coluna. “Talvez seja o caso de começarmos a falar sobre um artigo veiculado no jornal Valor Econômico, na última terça-feira (23), que trata da questão da privatização da água”, diz o colunista. Assinado por João Paulo R. Capobianco e Guilherme Checco, ambos do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o texto, segundo Eli da Veiga, é esclarecedor e interessante, pois “não se trata agora de uma nova lei para privatizar a água, porque ela já é privatizada”.

No mesmo jornal, há também a coluna da jornalista Daniela Chiaretti sobre aquecimento global e mudanças climáticas, além do artigo assinado por Eli da Veiga intitulado Bizarra Surpresa. Coincidentemente, na última terça-feira, nos EUA, aconteceu o lançamento do livro Apocalypse Never: Why Environmental Alarmism Hurts Us All, de Michael Shellenberger. Um dos argumentos da obra é que o aquecimento global não é o principal dos problemas ambientais. “Certamente comentaremos sobre esse livro mais adiante”, diz o colunista, que também destaca o lançamento do livro Descarbonário, de autoria do jornalista Alfredo Sirkis. “É um trocadilho com Os Carbonários, obra que ele lançou há 40 anos, sobre a luta de guerrilhas no Brasil.”


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.