Internet militarizada define geopolítica cibernética

Colunista destaca que “o novo cenário político nos EUA traz para primeiro plano o investimento público em ciência, tecnologia e inovação”

 24/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

São projetados US$ 120 bilhões para fazer frente às ameaças estratégicas enfrentadas pelo complexo militar-industrial da maior economia do planeta. A geopolítica das estratégias em defesa cibernética e a própria militarização da internet são também o tema de pesquisas publicadas pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a inteligência militar brasileira. 

“De eleições à defesa da infraestrutura de países como EUA, China, Rússia e Israel, uma internet em guerra passa a dominar o cenário do século 21”, diz Gilson Schwartz.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.