Controle e apropriação de energia nuclear por parte de outros países está em segundo plano no conflito, diz Gilson Schwartz
Por Simone Lemos
A presença das mídias sociais na propaganda, e mesmo o posicionamento de comentaristas, articulistas, jornais, editoriais, faz parte de um front que se torna decisivo na guerra contemporânea, em que se disputam as mentes e os corações. Essa conexão entre os setores de tecnologia, energia e a área de cultura e comunicação não é nova. A própria origem do rádio está intimamente ligada à Primeira Guerra Mundial. Mas é bom lembrar que a busca pelo poder também pode ser notada na busca pela apropriação de energia nuclear por parte dos EUA.
Para Gilson Schwartz, “está faltando um pouco mais de discussão sobre a disputa que existe hoje em torno do controle das fontes de energia para o futuro do crescimento econômico.”
Iconomia
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.