Nesta edição do dia 27 de setembro do boletim Por Dentro da USP, o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, fala sobre as três formas de ingresso nos cursos de graduação da Universidade: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. Para 2025, no total, a USP oferece 11.147 vagas.
Segurado explica que a USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção. Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último Censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.
Segundo o pró-reitor, o Provão Paulista é forma de avaliação seriada, aplicada pela Secretaria Estadual de Educação aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de Ensino Médio. Nesse programa, para 2025, a USP oferece 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
Para a seleção pelo vestibular da Fuvest são oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para EP/PPI. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI. O pró-reitor ressalta que os estudantes podem se inscrever em mais de uma modalidade de ingresso, pois elas não são excludentes entre si.