Fome e pobreza aumentam no Brasil

É o que afirma o colunista Pedro Dallari, diante dos números apresentados por dois relatórios recentemente publicados

 15/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/06/2022 as 11:24
Por

Logo da Rádio USP

A fome e a pobreza continuam a crescer no Brasil. Essa situação cada vez mais dramática de parcela significativa da população brasileira é o tema da coluna do professor Pedro Dallari desta semana. “Na semana passada, dois relatórios muito importantes indicaram com toda a clareza o aumento da pobreza e da fome no Brasil. Um relatório do IBGE indicou perda de renda para o conjunto da população brasileira em 2021, atingindo os mais pobres com muito mais força”, relata  Dallari. “Os 5% da população de menor renda tiveram queda de 33% no rendimento médio entre 2020 e 2021. A faixa subsequente, também de 5% da população, teve uma queda próxima, 31%. Ou seja, de acordo com essa indicação do IBGE, os 10% mais pobres da população brasileira perderam um terço da renda em apenas um ano”, explica o colunista. “Esta mesma sinalização foi dada por um relatório sobre o avanço da fome no Brasil. Em fins de 2020, 19 milhões de pessoas conviviam com a fome no País. No final de 2021, já eram 33 milhões de pessoas sem ter o que comer. No prazo de um ano, 14 milhões a mais de brasileiros e brasileiras passaram a ter fome e a não ter o que comer. É como se a cidade de São Paulo, em um ano, deixasse de ter alimentação”, afirma o professor.

Esse segundo relatório ao qual se refere o colunista é o Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil e foi elaborado por uma rede de entidades. “Esse quadro do aumento da pobreza e da miséria é sentido nas ruas brasileiras pela percepção do aumento vertiginoso da população que vive nas ruas, da população sem moradia, de gente mendigando em todas as localidades do Brasil”, explica Dallari. “É uma crise social que vai se acumulando e que aponta para um quadro de instabilidade econômica e política muito séria. Viveremos, sem dúvida nenhuma, nos próximos meses – se as lideranças políticas, sociais, econômicas e inclusive acadêmicas não se mobilizarem – um quadro de muita turbulência no País”, conclui o colunista.

Veja o relatório: Relatorio-II-VIGISAN-2022


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.