Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto conta que, após a pandemia da covid-19, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) voltou a ser uma das primeiras causas de mortes no Brasil e o número de casos em jovens, principalmente atingidos pelo AVC hemorrágico, preocupa as autoridades de saúde.
O consumo excessivo de álcool nessa faixa etária pode ser considerado um fator de risco para o AVC e, para fundamentar, o professor Pontes Neto traz os resultados de um estudo recente, realizado na Coreia do Sul e publicado na revista Neurology, que associou a ingestão moderada e pesada de álcool com o maior risco de sofrer AVC.
Conta que, ao analisar o banco de dados com 1,5 milhão de jovens, entre 20 e 39 anos, os pesquisadores concluíram que o consumo de álcool aumentou em 19% a 23% as chances desses indivíduos de sofrerem um AVC, em especial o hemorrágico. Nessa porcentagem, foi considerado os jovens que, em média, ingeriam 105 gramas de álcool por semana.
“Apesar de ser um estudo realizado apenas na Coreia do Sul, é muito provável que esses efeitos maléficos da ingestão moderada e elevada do álcool também estejam presentes no nosso meio”, alerta Pontes Neto.
O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.