Do desrespeito aos professores ao assassinato em sala de aula

Renato Janine Ribeiro fala de uma realidade atual, a da agressão aos professores, a qual pode culminar em tragédias como a ocorrida alguns dias atrás numa escola da Capital

29/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP
Em sua coluna, o professor Renato Janine Ribeiro comenta o caso da professora de 71 anos, assassinada em plena sala de aula numa escola estadual da zona oeste de São Paulo. O assassino é um adolescente de 13 anos. “Esse assassinato na escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, é muito chocante; eu, como professor, me sinto particularmente afetado, porque, afinal de contas, é uma colega, uma colega de 71 anos, uma senhora que poderia já estar aposentada […] mas o que mais choca é o fato de que chegamos a um ponto em que professores não são mais respeitados”. Um outro ponto para o qual ele chama a atenção é para o nível de violência na escola.
” Todos já viram vídeos de professores sendo agredidos, professoras sendo agredidas, porque ainda é uma profissão maioritariamente feminina, e isso é muito chocante […] eu lembro o massacre do Realengo, em que um garoto entrou na escola que tinha estudado, no Rio de Janeiro, e matou várias pessoas. Esse é um caso que era muito raro no Brasil, praticamente não existia, embora seja frequente nos Estados Unidos”. Para o colunista, é preciso tentar entender as causas que levam crianças ou  adolescentes “a terem uma dor mental, um problema psicológico tão grande, que começam até mesmo a matar as pessoas que, em princípio, estão cuidando deles”.
 Ele defende a iniciativa de se fazer uma investigação a respeito da saúde mental na educação, um problema que considera muito sério e que já experimentou muitas vezes em sua vivência  na pós-graduação, devido basicamente ao nível de exigência imposto mesmo aos alunos mais brilhantes do curso. O sofrimento introjetado, segundo o colunista, é grande, razão pela qual entende que a Universidade e a rede educacional como um todo “devem levar mais em conta a questão da saúde mental na educação, não no sentido de atenuar a pressão ou exigência, mas no sentido de escutar as dores, o sofrimento que pode haver, que podem ser grandes e causados por questões muito diferentes no ensino fundamental, onde houve esse lamentável assassinato, ou no ensino superior e mesmo na pós-graduação, onde os problemas são de outra forma”.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.