Acesso a testagem e medicamentos reduz número de mortes por Aids no Estado de São Paulo

Ricardo Vasconcelos diz que, graças aos medicamentos hoje disponíveis, a pessoa portadora do vírus do HIV pode ter uma vida saudável e longa, porquanto ainda não existe uma cura definitiva para a doença

 30/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Desde 2005 as pessoas que fazem tratamento como prevenção já não transmitem mais a doença a indivíduos próximos, mesmo que mantenham relação sexual  – Fotomontagem com fotos Freepik
Logo da Rádio USP

A Fundação Seade divulgou recente pesquisa que aponta redução na mortalidade por Aids no Estado de São Paulo. Desde 1995, quando a doença atingiu o maior patamar por mortes, o órgão vem acompanhando a queda na evolução da Aids. 

O infectologista Ricardo Vasconcelos, professor e pesquisador do Centro de Pesquisas Clínicas  do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, diz que, a partir de 2013, os números de AIDS vêm caindo, principalmente em função do acesso à testagem e a medicamentos, medidas adotadas pelo Ministério da Saúde e pontualmente pelo Estado de São Paulo. A partir do momento em que o diagnóstico é ampliado, é possível oferecer o atendimento médico a pessoas portadoras do HIV, impedindo o desenvolvimento mais grave da doença. 

Ricardo Vasconcelos – Foto: FM

Os dois fatores ajudaram a melhorar o diagnóstico e a cobertura do tratamento e, com isso, o resultado pode ser percebido após uma década, que foi a redução no número de casos no Estado. Desde 1997, São Paulo vem mantendo um serviço  eficiente nesse sentido. Outro dado importante é com relação à transmissão, uma vez que desde 2005 as pessoas que fazem tratamento como prevenção já não transmitem mais a doença a indivíduos próximos, mesmo que mantenham relação sexual. 

Discriminação

Por mais estranho que isso possa parecer, ainda existe discriminação com pessoas portadoras do vírus HIV. O abandono do tratamento ainda tem a ver com o preconceito que sempre existiu. O desenvolvimento de terapias e o acesso crescente aos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento tornaram a infecção uma condição crônica de saúde. 

Os medicamentos hoje disponíveis aumentam a qualidade de vida das pessoas portadoras do vírus, com menos efeitos colaterais. Pesquisas realizadas em várias partes do mundo já comprovam que a pessoa portadora do vírus HIV pode ter uma vida saudável e longa, porquanto ainda não existe uma cura definitiva para a doença. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.