Na USP Ribeirão, evento gratuito com Rita Von Hunty vai abordar microagressões

Rita Von Hunty vai discutir agressão, opressão, exclusão e vulnerabilidade no dia 23 de março, às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) no campus da USP. Aberto para a comunidade uspiana, mas sobrando vagas o público externo também poderá participar.

20/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 21/03/2023 as 11:44
Rita Von Hunty apresenta aula sobre microagressões no campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Leo Fagherazzi

No dia 23 de março, às 19h, Rita Von Hunty vai ministrar uma aula sobre microagressões no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) no campus da USP em Ribeirão Preto. As inscrições serão feitas no dia e local do evento, que é aberto para a comunidade uspiana, mas sobrando vagas o público externo também poderá participar. Os organizadores solicitam que os interessados cheguem com uma hora de antecedência.

Neste evento, Rita Von Hunty vai apresentar alguns fundamentos de análise de processos históricos e psicanalíticos para conceituar as ideias de agressão, opressão, exclusão e vulnerabilidade. A partir desse ponto, a aula procura conceituar os processos de percepção da realidade para chegar ao conceito atual das microagressões, como elas ocorrem em ambientes corporativos e como podem ser identificadas, geridas e erradicadas. O objetivo é nivelar as compreensões, fundamentar debates e instrumentalizar as pessoas presentes no evento.

Rita Von Hunty, persona de Guilherme Terreri Lima Pereira, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Letras pela USP, ficou conhecida pelo seu canal Tempero Drag, no qual falava sobre comida vegana. Atualmente, nas redes sociais, palestras e cursos aborda temas sobre política, filosofia e sociologia, como política nacional, consciência de classe, diversidade, capitalismo, respeito e discurso de ódio, feminismo, empoderamento, LGBTfobia, entre outros que permeiam os debates contemporâneos.

O evento é promovido pelo Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (Gracias), pelo Departamento de Psicologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, todos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Livre Alexandre Vannucchi Leme da USP e o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp).