Na coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro fala do projeto, aprovado na última quinta-feira (7), pelo Congresso Nacional, que retira cerca de R$ 635 milhões de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para serem usados em outras áreas.
O colunista explica que, na quinta-feira (7), estava em tramitação um Projeto de Lei que cobria as despesas necessárias para a aquisição de isótopos, material essencial para o tratamento de câncer, e que o Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen) não tinha como fornecer. Nesse mesmo Projeto de Lei, havia um valor destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que permitiria cobrir o edital universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ter o dinheiro liberado para os cientistas ainda este ano.
Segundo Janine, ainda na quinta (7), chegou uma carta do ministro da Economia, Paulo Guedes, mantendo apenas o dinheiro dos isótopos e destinando o dinheiro que era da ciência e tecnologia para outros setores, de interesse político-partidário, e não de interesse nacional.
Com isso, conta o professor, houve uma grande movimentação da comunidade científica, que escreveu para os presidentes da Câmara e do Senado, mas não adiantou, porque o projeto foi votado nas duas casas com rapidez.
Para o colunista, é muito estranho que o ministro Paulo Guedes tenha modificado o projeto de última hora. E é mais estranho ainda que ele tenha feito isso com recursos que já estavam a ponto de serem pagos. “Há demandas de nossos cientistas, inclusive, muitos da USP, e pode ser que não existam recursos”, adverte.
O professor diz que os próprios membros assessores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão questionando a decisão. E que a comunidade científica está bastante indignada e muito preocupada. Janine diz ainda que não sabe como isso pode ser solucionado, mas será preciso encontrar uma solução, pois há inúmeros compromissos a serem cumpridos. Além disso, ele cita a lei complementar votada no primeiro semestre deste ano, e já promulgada, que determina que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico não pode sofrer cortes.
Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.