Vídeos são importantes na análise de movimentos esportivos

Após 115 anos, Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey, cientistas da área de cinemática, continuam influenciando na análise de movimentos esportivos

 15/11/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/11/2019 às 11:59

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre a produção de vídeo e de duas personalidades que marcaram a história da análise de movimentos esportivos, Eadweard Muybridge (1830-1904) e Étienne-Jules Marey (1830 – 1904). 

O professor conta que ambos contribuíram para o desenvolvimento da ciência relacionada à análise cinemática. Esta área de estudo examina as forças que agem sobre um sistema, como o corpo humano ou qualquer objeto. “Esses dois pesquisadores realizaram tanto análises de movimento humano quanto animal, criando basicamente o que a gente conhece hoje pelas câmeras de vídeo. Todas as câmeras que conhecemos hoje se devem ao trabalho de Muybridge e Marey.”

“Eadweard Muybridge, com o desafio de provar que o cavalo tinha uma fase aérea quando galopava, criou um dispositivo de sequência de câmeras. Marey fez um dispositivo semelhante a uma arma, que girava em um tambor, que continha filmes para registro de movimentos.”

Santiago ressalta o ineditismo dos feitos realizados: apesar da época em que os pesquisadores viveram, seus dispositivos possuíam “características que até hoje são difíceis de se encontrar nos aparelhos”, e lamenta o fato de não terem ganhado um Nobel pela importância deles para a sociedade.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.