O que saúde e bem-estar têm a ver com a organização das cidades?

Paulo Saldiva tece alguns comentários em relação ao Plano Diretor de São Paulo, recentemente aprovado pela Câmara, o qual, em sua opinião, reproduz imperfeições dos planos anteriores

 10/07/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 11/07/2023 às 13:33

Logo da Rádio USP
A sensação de bem-estar e saúde tem muito a ver com as características do meio urbano no qual vivemos, diz Paulo Saldiva, não sem observar, porém, que não é responsabilidade da saúde resolver aspectos relativos à organização e funcionalidade das cidades.
Isso, na verdade, fica por conta do Plano Diretor da cidade, recentemente aprovado pela Câmara Municipal. Seu objetivo é justamente solucionar os conflitos existentes e o jogo de interesse entre os setores público e privado. No entanto, de acordo com Saldiva, não é o que historicamente tem acontecido e também não aconteceu com o presente Plano Diretor de São Paulo. “Nós continuamos na mesma pegada que se inicia em 77, no primeiro Plano Diretor elaborado pela Câmara Municipal, que vem se acentuando com o predomínio do uso do solo como mercadoria, ou seja, o solo é uma mercadoria de alto valor.”

Para o colunista, seria interessante, de alguma forma, orientar esses investimentos do mercado imobiliário para recompor as partes degradadas da cidade. “Isso não é tarefa fácil para o Legislativo, mas, da forma que está, a gente oferece poucas alternativas de utilizar o recurso auferido pela venda desses imóveis em benefício de outras partes da cidade. Se não acontecer uma mudança nesse sentido […]se a gente não preservar o patrimônio histórico, se a gente não permitir que a cidade tenha espaços de convívio e não sejam somente obstáculos ou vias de passagem, nós vamos ter problemas, principalmente no cenário de um envelhecimento da população, que vai ter pouca capacidade de fazer grandes deslocamentos”, adverte ele. “Acho que é o tempo de a gente pensar no futuro e sonhar, como todos nós sonhamos, com São Paulo e todas as capitais brasileiras como pontos de engrandecimento de espírito e não de submissão do indivíduo.”


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.