Ano político não começa bem

Singer se refere ao episódio sobre a questão orçamentária, que levou o Executivo a convocar manifestações contra o Congresso Nacional

 05/03/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

No retorno de sua coluna semanal para a Rádio USP, o cientista político André Singer comenta sobre o acordo que deve encerrar a disputa entre os poderes Executivo e Legislativo em torno da questão orçamentária, um tema que tradicionalmente causa problema entre ambos. Nesse sentido, Singer considera auspicioso que Executivo e Legislativo estejam muito perto de chegar a um acordo a respeito dessa matéria.

Na opinião do colunista, porém, o real problema aconteceu antes disso, “quando os desentendimentos em torno da questão do orçamento levaram a situação brasileira àquilo que alguns jornalistas chamaram de ‘beirada de uma ruptura institucional'”. Isso aconteceu porque o governo disse que havia uma chantagem do Legislativo em relação ao Executivo, a que se seguiu a convocação de manifestações contra o Congresso Nacional, com apoio do presidente da República. “Qualquer movimento no sentido de que o Executivo apoie manifestações que estão pedindo nada mais, nada menos que o fechamento do Congresso é de uma gravidade enorme”, avalia Singer.

Na verdade, para Singer, o que se assiste já há algum tempo é uma escalada autoritária do governo, que promete ter sequência no ano político que mal se iniciou. “Infelizmente, me parece que esse não é um bom prenúncio, porque, apesar do acordo a que agora parece que vai se chegar, nós vamos, provavelmente, assistir a novos episódios em que esse tipo de escalada (autoritária) vai se fazer presente”, conclui o colunista.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra de Poder e Contrapoder.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.