Na edição de hoje, o embaixador Rubens Barbosa discute as vulnerabilidades do Brasil. “Por sermos um país em desenvolvimento, nossas dificuldades são resultado da ineficiência de recursos, do baixo grau de sofisticação de tecnologia, da baixa produtividade e competitividade. Sem falar na vulnerabilidade social, pobreza, saúde, educação”, reflete.
Barbosa cita, como exemplo de vulnerabilidade, a falta de monitoramento do oceano Atlântico, principalmente nesse momento de vazamento do petróleo em nossas praias. Ele afirma que o desastre ecológico mostra que não estamos preparados não só para aproveitar as riquezas que existem no subsolo marítimo, como para nos proteger dos efeitos nefastos de desastres ecológicos, provocados ou não.
Outro problema apontado por Barbosa é a segurança cibernética. Há ataques frequentes a instituições do governo e empresas, também por falta de recursos financeiros para fortalecer o Centro de Defesa Cibernética. Sem contar a falta de fiscalização de obras públicas, que também carece de estrutura do Estado para evitar corrupção.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.