A prática de atividade física e sua relação com a saúde ocular

Eduardo Rocha diz que existem indícios de que a atividade física pode, sim, ser boa para a saúde ocular, mas faz algumas observações ligadas à interpretação desses estudos

 08/05/2024 - Publicado há 7 meses

Logo da Rádio USP

Os exercícios físicos, que comprovadamente fazem tão bem para a saúde, podem também, segundo estudos, prevenir e melhorar os parâmetros de doenças da visão, como retinopatia diabética, degeneração da mácula, glaucoma, doença de Sjögren, entre outras. De acordo com Eduardo Rocha, tais estudos encontraram indícios de que a parceria entre atividade física e boa saúde ocular é forte. “O benefício estaria em melhorar a circulação, diminuir a inflamação dos tecidos e, portanto, manter uma boa oxigenação e proteção para os neurônios que dão suporte ao mecanismo da visão.” Aqui, porém, o colunista faz uma observação: “A cautela, quando examinamos cientificamente esses estudos, deve-se ao fato de que devemos comparar pessoas que fazem atividade física e pessoas que não fazem, ou pessoas que têm doença ocular com prejuízo para a visão e pessoas com boa visão, assim a gente pode encontrar uma correlação falsa, porque a relação simples de que a causa seria a atividade física e o efeito seria a boa visão pode ser também interpretada de uma maneira inversa, ou seja, uma boa saúde geral e visual leva as pessoas a estarem mais dispostas, portanto, terem níveis mais satisfatórios de atividade física”. 

De resto, Rocha observa que a ciência tem poucas evidências sobre exercícios oculares e melhora de algumas condições oculares relacionadas à visão. “Exercícios para atenuar problemas de visão, como erro de refração – caso da miopia -, catarata, glaucoma e doenças da retina possuem alguns roteiros determinados, exigem dedicação e disciplina, podem até desenvolver alguma habilidade pessoal e permitir conviver melhor com o problema, mas não há registro nenhum de cura em estudo científico rigoroso”, ressalta o colunista. “O tratamento dever ser sempre orientado por profissional sério e capacitado. Assim, fica um alerta para ter cuidado com mercadores de ilusão; e se é fato que há uma queixa justa das pessoas que sofrem desse problema com a ciência, que se dedicou pouco a provar os benefícios dos exercícios oculares e exercícios físicos, há também muita propaganda enganosa. Na dúvida, manter a atividade física em dia e consultar o médico em caso de problemas com a visão.”  


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.