A expectativa de vida entre paulistas natos é menor do que a de cidadãos nascidos em outros Estados

Levantamento da Fundação Seade analisa de onde vieram os falecidos em território paulista

 28/08/2024 - Publicado há 2 meses
Por

chapéu do podcast panorama paulista, linha bege escrito "panorama paulista" com ícones de lupa, gráfico de barras e chaves seletoras.

Vista panorâmica da cidade de São Paulo, com prédios cinzas até onde a vista alcança, avenidas e áreas verdes
Capital concentra maior parte da população do Estado – Foto: Divulgação/Diogo Moreira/máquinaCW/Governo do Estado de São Paulo
Logo da Rádio USP

Segundo dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2023 foram registrados 333.787 falecimentos no Estado de São Paulo. A fundação analisou também a naturalidade dos que morreram no ano passado. 

Dos falecimentos, 65% correspondem a pessoas nascidas no Estado; já 32% são originárias de outras unidades da Federação e 2% dos falecidos vieram de outros países. Desses 6.834 óbitos de cidadãos estrangeiros, 35% vieram de Portugal, 15% do Japão, 10% da Itália e 10% da Espanha. Especialistas concordam que esses resultados confirmam o fluxo migratório do Estado ao longo do tempo.

Bater esses números com a data e a idade dos óbitos traz dados preocupantes: A expectativa de vida entre paulistas natos parece menor do que de cidadãos nascidos em outras unidades federativas ou em outros países. Entre os estrangeiros, 92% dos falecidos possuíam mais de 60 anos. Esse porcentual cai para 80% entre os residentes vindos de outros Estados do Brasil, e chega em 72% considerando apenas paulistas.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.