
Segundo dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2023 foram registrados 333.787 falecimentos no Estado de São Paulo. A fundação analisou também a naturalidade dos que morreram no ano passado.
Dos falecimentos, 65% correspondem a pessoas nascidas no Estado; já 32% são originárias de outras unidades da Federação e 2% dos falecidos vieram de outros países. Desses 6.834 óbitos de cidadãos estrangeiros, 35% vieram de Portugal, 15% do Japão, 10% da Itália e 10% da Espanha. Especialistas concordam que esses resultados confirmam o fluxo migratório do Estado ao longo do tempo.
Bater esses números com a data e a idade dos óbitos traz dados preocupantes: A expectativa de vida entre paulistas natos parece menor do que de cidadãos nascidos em outras unidades federativas ou em outros países. Entre os estrangeiros, 92% dos falecidos possuíam mais de 60 anos. Esse porcentual cai para 80% entre os residentes vindos de outros Estados do Brasil, e chega em 72% considerando apenas paulistas.
*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.