
Nesta edição do Webinar Ciência USP, um bate papo sobre dois temas que se cruzam: epidemiologia e saúde das populações vulneráveis. A jornalista Luiza Caires recebeu o médico intensivista e epidemiologista da USP e do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) Otavio Ranzani, e Regina Flauzino, professora do Departamento de Epidemiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
No primeira parte, Otavio falou de algumas características epidemiológicas da covid-19 e perspectivas sobre crescimento e contenção da pandemia no País. O médico, que também trabalha com modelagem epidemiológica, explicou como se constrói um modelo na falta de testes, ressaltando que nenhum modelo consegue prever o futuro com total exatidão.
Regina contou como funciona o trabalho de vigilância epidemiológica no Brasil, quais suas deficiências e pontos fortes, destacando também o papel da atenção primária no SUS em um contexto de epidemia. A professora da UFF mostrou como a doença atinge os grupos mais vulneráveis da população, desde as comunidades em São Paulo e Rio até as populações ribeirinhas no norte do País, e indicou algumas soluções possíveis para reduzir este impacto.
Produção: Luiza Caires e Kleison Paiva
Mediação: Luiza Caires
Edição de som: Guilherme Fiorentini