Em 59 a.C., o imperador Júlio César queria divulgar por todo seu Império as suas conquistas, e para isso foi criado o Acta Diurna, o primeiro registro de um “jornal”. No entanto, foi com a disseminação da prensa, no início do século 17, que o jornal se tornou o grande meio de comunicação da sociedade.
Anos depois, diversos cursos de jornalismo foram criados e regularizaram a profissão. Sem o jornalismo, não saberíamos de eventos que mudaram a história da humanidade, como, por exemplo, as manchetes publicadas no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.
Nos dias atuais, os jornalistas seguem em seu trabalho de coletar, investigar, analisar, pautar e comentar os fatos.
O ViaCast de hoje traz Luiza Caires para falarmos sobre uma importante área dentro da atividade: o jornalismo científico. Neste programa, você saberá como se tornar um jornalista de ciências, quais as diferenças para as outras áreas e por quais mudanças este segmento vem passando devido à pandemia de coronavírus. Também discutimos o papel desempenhado pelo jornalista científico hoje, a diferença na linguagem usada pelo comunicador e pelo cientista, o combate às fake news e a atuação feminina, entre outros assuntos.
Ouvintes do nosso programa! Nós, do ViaCast, queremos conhecer você! E para isto, criamos uma pesquisa que pode ser respondida neste link: https://bit.ly/pesquisa_viacast
Sobre a convidada:
Luiza Caires é jornalista, mestre em Comunicação e trabalha há 15 anos com divulgação e jornalismo científico. É editora de Ciências do Jornal da USP, produzindo reportagens, podcasts, vídeos e conteúdo para as mídias sociais @CienciaUSP. Autora do guia De cientista para jornalista, tem realizado palestras e treinamentos em divulgação para cientistas de várias universidades.
Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber
Ficha técnica do episódio:
Direção: Felipe Alonso
Produção: Bruna Shinohara
Apresentação: Felipe Alonso (host), Lilian Sagan (host) e Sardinha (not a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Desenvolvimento da Pauta: Felipe Alonso, Lilian Sagan, Sardinha e Bruna Shinohara
Redação: Breno Storti
Design da capa: Tamara Sally e Daniel Gomes
Apoio: Jornal da USP