ViaCast #17: Comunicação e Jornalismo Científico | Luiza Caires

Ser jornalista cobrindo ciência no Brasil em 2020 não é tarefa das mais fáceis. Para conversarmos sobre Jornalismo Científico, o ViaCast chamou Luiza Caires, jornalista e editora de Ciências do Jornal da USP

Por
 12/11/2020 - Publicado há 3 anos
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #17: Comunicação e Jornalismo Científico | Luiza Caires
/

Em 59 a.C., o imperador Júlio César queria divulgar por todo seu Império as suas conquistas, e para isso foi criado o Acta Diurna, o primeiro registro de um “jornal”. No entanto, foi com a disseminação da prensa, no início do século 17, que o jornal se tornou o grande meio de comunicação da sociedade.

Anos depois, diversos cursos de jornalismo foram criados e regularizaram a profissão. Sem o jornalismo, não saberíamos de eventos que mudaram a história da humanidade, como, por exemplo, as manchetes publicadas no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos dias atuais, os jornalistas seguem em seu trabalho de coletar, investigar, analisar, pautar e comentar os fatos.

O ViaCast de hoje traz Luiza Caires para falarmos sobre uma importante área dentro da atividade: o jornalismo científico. Neste programa, você saberá como se tornar um jornalista de ciências, quais as diferenças para as outras áreas e por quais mudanças este segmento vem passando devido à pandemia de coronavírus. Também discutimos o papel desempenhado pelo jornalista científico hoje, a diferença na linguagem usada pelo comunicador e pelo cientista, o combate às fake news e a atuação feminina, entre outros assuntos.

Ouvintes do nosso programa! Nós, do ViaCast, queremos conhecer você! E para isto, criamos uma pesquisa que pode ser respondida neste link: https://bit.ly/pesquisa_viacast

Sobre a convidada: 

Luiza Caires é jornalista, mestre em Comunicação e trabalha há 15 anos com divulgação e jornalismo científico. É editora de Ciências do Jornal da USP, produzindo reportagens, podcasts, vídeos e conteúdo para as mídias sociais @CienciaUSP. Autora do guia De cientista para jornalista, tem realizado palestras e treinamentos em divulgação para cientistas de várias universidades.

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio: 

Direção: Felipe Alonso

Produção: Bruna Shinohara

Apresentação: Felipe Alonso (host), Lilian Sagan (host) e Sardinha (not a host)

Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes

Desenvolvimento da Pauta: Felipe Alonso, Lilian Sagan, Sardinha e Bruna Shinohara

Redação: Breno Storti

Design da capa: Tamara Sally e Daniel Gomes

Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.