Passaram-se 9 anos desde o incêndio no Instituto Butantan e, mesmo assim, as pesquisas lá desenvolvidas ainda sentem os impactos desse estrago. Apesar das perdas, o Instituto continua sendo o principal responsável pela produção de soros imunobiológicos do Brasil; isso graças às pesquisas realizadas com o veneno das serpentes. Além de ser o grande polo e acervo de répteis e aracnídeos, sendo uma referência e base para aqueles que desejam estudar e trabalhar no meio.
Será que as cobras representam perigo para a sociedade? O que os cavalos têm a ver com a produção do soro? A dança das cobras com flauta: verdade ou mito?
Não sabe? Ouça nosso podcast e descubra mais sobre esses animais!
Sobre a convidada: Natália Torello é bióloga, mestre em Biologia Animal pela Unesp e, atualmente, faz doutorado no mesmo programa. Natália desenvolve sua pesquisa no Instituto Butantan, onde é pesquisadora colaboradora, tendo focado seus estudos dos últimos 15 anos em história natural e conservação de serpentes.
Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em eventos, rolês, e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber.
Conheça também os outros podcasts do Jornal da USP.
Ficha técnica do episódio:
Produção: Breno Natale
Apresentação: Adrianna Virmond (host), Henrique Damasceno (host) e Breno Natale (not a host)
Edição: Felipe Alonso & Daniel Gomes
Redação: Felipe Taboada
Design da capa: Julia Lago Matsui