ViaCast #04: A verdade sobre cobras | Natália Torello

Torniquete? Sugar o local? Primeiro de tudo, não cutuque uma serpente com vara curta, ou melhor… não cutuque.
No ViaCast de hoje falamos sobre Cobras e Serpentes com Natália Torelllo.

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=289963

ViaCast #04: A verdade sobre cobras | Natália Torello
ViaCast

 
 
00:00 / 1:00:14
 
1X
 
Para desvendar os mitos sobre estes répteis, Natália explica como funciona o tratamento para mordidas de cobra, o que não fazer se for picado e muitas outras curiosidades do mundo dos répteis rastejantes.

Passaram-se 9 anos desde o incêndio no Instituto Butantan e, mesmo assim, as pesquisas lá desenvolvidas ainda sentem os impactos desse estrago. Apesar das perdas, o Instituto continua sendo o principal responsável pela produção de soros imunobiológicos do Brasil; isso graças às pesquisas realizadas com o veneno das serpentes. Além de ser o grande polo e acervo de répteis e aracnídeos, sendo uma referência e base para aqueles que desejam estudar e trabalhar no meio.

Será que as cobras representam perigo para a sociedade? O que os cavalos têm a ver com a produção do soro? A dança das cobras com flauta: verdade ou mito?
Não sabe? Ouça nosso podcast e descubra mais sobre esses animais!

Sobre a convidada: Natália Torello é bióloga, mestre em Biologia Animal pela Unesp e, atualmente, faz doutorado no mesmo programa. Natália desenvolve sua pesquisa no Instituto Butantan, onde é pesquisadora colaboradora, tendo focado seus estudos dos últimos 15 anos em história natural e conservação de serpentes.

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em eventos, rolês, e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber.

Conheça também os outros podcasts do Jornal da USP.

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale
Apresentação: Adrianna Virmond (host), Henrique Damasceno (host) e Breno Natale (not a host)
Edição: Felipe Alonso & Daniel Gomes
Redação: Felipe Taboada
Design da capa: Julia Lago Matsui
Apoio: Jornal da USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.