O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a especialista em Genética e Bioquímica da Nutrição, Lusânia Maria Greggi Antunes, para falar sobre alimentos funcionais. Lusânia é professora do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.
A professora diz que todos os alimentos têm propriedades relacionadas à nutrição e palatabilidade, que é o sabor dos alimentos. No caso dos alimentos funcionais, além desses dois fatores, eles contêm elementos como vitaminas, carotenoides e antocianinas, que promovem saúde e previnem doenças quando consumidos regularmente.
Como exemplos, Lusânia cita a laranja, que é fonte de vitamina C, e o tomate, que contém carotenoide. Cita também até alguns alimentos processados, como o leite, que podem fornecer vitaminas e minerais para o corpo. Os alimentos funcionais, segundo a professora, atuam como antioxidantes no organismo, prevenindo o envelhecimento e várias doenças degenerativas, como câncer, hipertensão, diabete, doenças neurológicas e cardiovasculares.
Como dica de saúde, Lusânia chama a atenção para a necessidade de consumir ao menos cinco porções desses alimentos diariamente. Eles são encontrados principalmente nas frutas e hortaliças. Segundo a professora, um exemplo de prato balanceado para o almoço seria a combinação entre arroz, feijão, brócolis, cenoura, algum tipo de carne e, para sobremesa, frutas como laranja, uva ou romã.
Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.