Saúde Sem Complicações #21: Saiba mais sobre as causas e tratamentos do joanete

O problema pode ter causas genéticas ou ser desencadeado pelo uso de calçados de salto alto e bico fino. Apesar de não ter cura, pode ser controlado

Por
 19/05/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #21: Saiba mais sobre as causas e tratamentos do joanete
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico assistente do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor, na área de Ortopedia Pediátrica e Afecções do Pé do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Diego Polizello, para falar sobre joanete.

O médico explica que joanete é uma patologia dos pés que acomete, principalmente, o primeiro dedo, conhecido popularmente como “dedão”, causando desvio e saliência óssea. O problema pode causar dores ao calçar sapatos e também ao caminhar, além de sintomas inflamatórios, como calor local e vermelhidão. Geralmente, essas dores são sentidas na parte interna do pé; porém, em casos mais sérios, causam dores circunferenciais em toda a extensão do primeiro dedo.

Segundo Polizello, o joanete pode surgir devido a fatores genéticos ou aos tipos de calçados utilizados. Pacientes que usam com muita frequência salto alto e bico fino contribuem para o aparecimento do problema. 

O médico explica que o tratamento definitivo para o joanete é cirúrgico, porém existem alternativas que aliviam os sintomas, como espaçadores, protetores de silicone e medicações. O médico chama a atenção para o fato de não existir cura para a patologia, mas, sim, o controle. Mesmo com a cirurgia, o problema pode voltar a ocorrer.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.